FATORES PRÉ-ABATE QUE AFETAM A QUALIDADE DA CARNE BOVINA
1 hora e 12 minutos
Certificado digital
de 82 avaliações
Por que participar deste curso?
Ainda, que os animais mais reativos, ou seja, que sentem mais medo ou apresentam maior agressividade no manejo, tendem a produzir carne mais dura?
De fato, a qualidade da carne que chega à mesa do consumidor é resultado não só da forma como o animal foi alimentado, mas também do seu comportamento, bem-estar e manejo na fazenda. Assim, diversos fatores podem afetar atributos sensoriais da carne - como cor, suculência, maciez, sabor e odor -, impactando sua qualidade e, consequentemente, o consumo.
O curso, ministrado pelo Especialista em Ciência da Carne, Dr. Marcelo Coutinho, tem como objetivo apresentar os principais fatores que afetam a qualidade da carne no período pré-abate, desde o manejo no curral, embarque, transporte, desembarque e descanso dos animais.
Para um bom entendimento do assunto, o instrutor inicia as aulas com uma explicação detalhada sobre a composição química da carne e sua estrutura tecidual, as mudanças que ocorrem na transformação do músculo em carne - que ocorre dentro das primeiras 24 horas após o abate – chegando nos atributos sensoriais da carne que são influenciados pelo manejo.
Por fim, são apresentadas recomendações técnicas para garantir bom manejo e bem-estar dos animais e, desta forma, obter carne de alta qualidade. Confira o conteúdo completo!
Módulos do conteúdo
Noções de Ciências da Carne
Atributos sensoriais da carne influenciados pelo manejo
Manejo na fazenda e bem-estar animal
Manejo pré-abate
Lançado em: nov/2017
Especialista do conteúdo
Acesse esse e todos os outros conteúdos por apenas:
R$ 74,90 ao mês
O maior conjunto de aulas sobre produção de leite e corte no Brasil, agora com um foco crescente em sustentabilidade aplicada,
bem-estar animal, pecuária 4.0 e gestão e desenvolvimento pessoal, cobrindo uma lacuna de formação de técnicos e produtores.
Comece pelo teste grátis de 7 dias!