LINA: UM PROBLEMA DE QUALIDADE OU MANEJO?
01 hora e 09 minutos
Certificado digital
de 235 avaliações
Por que participar deste curso?
Não é raro escutarmos reclamações de produtores que tiveram o leite produzido em sua propriedade recusado pela indústria, alegando instabilidade da matéria-prima. Ainda, que houve variações na estabilidade em períodos muito curtos de tempo.
A estabilidade do leite é analisada de forma simples, direta e rápida, através do teste do álcool. No entanto, o que acontece é que algumas amostras de leite reagem positivamente ao teste, formando coágulos, mas o leite, na realidade, não está ácido! Neste caso, temos o leite instável não ácido, mais conhecido como LINA.
Fica, então, a dúvida: o que causa a instabilidade do leite? Será que a dieta, o ambiente, as práticas de manejo, a sanidade, a raça do animal e o estádio de lactação interferem na estabilidade do leite? E ainda: o LINA pode ser utilizado pela indústria?
Neste curso, a Profª Drª Vivian Fischer, estudiosa do assunto, aborda vários aspectos relacionados ao LINA, desde os relacionados ao teste do álcool, seu resultado e interpretação, além dos fatores que podem afetar sua estabilidade. Ao longo dos vídeos, são esclarecidas dúvidas comuns de produtores e técnicos, com uma ampla discussão sobre estratégias de manejo para evitar esse problema na fazenda, além de possíveis usos do LINA pela indústria.
Módulos do conteúdo
Caracterização e ocorrência de leite instável não ácido (LINA)
Fatores predisponentes à instabilidade
Estratégias para produzir leite com adequada estabilidade
Composição do leite instável e possibilidade de uso
Lançado em: jun/2017
Especialista do conteúdo
Acesse esse e todos os outros conteúdos por apenas:
R$ 74,90 ao mês
O maior conjunto de aulas sobre produção de leite e corte no Brasil, agora com um foco crescente em sustentabilidade aplicada,
bem-estar animal, pecuária 4.0 e gestão e desenvolvimento pessoal, cobrindo uma lacuna de formação de técnicos e produtores.
Comece pelo teste grátis de 7 dias!