Podas do cafeeiro: o que você precisa saber
Postado em: 12/02/2021 | 1 min de leitura
Escrito por:
A poda do cafeeiro compreende a eliminação parcial ou total da parte aérea da planta após a colheita. Em função das diferentes espécies e cultivares de cafés, essa prática ocorre, geralmente, no período de agosto a outubro e tem como principais objetivos a renovação por indução de ramos produtivos de plantas depauperadas pela idade, lesões causadas por fenômenos climáticos e/ou pela incidência de pragas e doenças.
O cafeicultor, por meio dessa prática agrícola, também poderá programar com eficiência a condução e a produção de cafeeiros em sistemas de lavouras adensadas, reduzir a incidência de pragas e doenças do cafezal, facilitando o seu controle, promover mais luminosidade e arejamento dos cafeeiros em lavouras com fechamento, melhorar a arquitetura das plantas por renovação e ajuste da estrutura da copa, reduzir a altura e partes laterais das plantas para facilitar os tratos culturais e a colheita nos próximos anos. Assim, o cafeicultor terá aumento da vida útil de produção do cafeeiro com vigor e produtividade.
A prática da poda é essencial para o sistema de cafeicultura atual, que é bastante diferente da cafeicultura tradicional, conforme você pode ver no vídeo abaixo, com explicação do engenheiro agrônomo, Daniel Cesário:
Esse vídeo faz parte do novo curso que o EducaPoint acaba de lançar: Podas do cafeeiro. O curso explica de forma sucinta o que você precisa saber sobre poda de cafeeiro.
O curso é exclusivo para assinantes. Clique aqui para saber como assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Fonte consultada:
Poda do cafeeiro contribui para aumento da produtividade da lavoura (https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/55137259/poda-do-cafeeiro-contribui-para-aumento-da-produtividade-da-lavoura)
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: