Agricultura e pecuária 4.0: O futuro da tecnologia na agricultura
Postado em: 27/04/2022 | 2 min de leitura
Escrito por:
Hoje estamos vivendo no mundo 4.0. Mas, o que é o mundo 4.0? É um mundo onde convergem conectividade, digitalização, mobilidade, tecnologias de propósito geral e processamento de dados em nuvem.
Vivemos em um momento de grandes transformações com o avanço cada vez mais rápido das tecnologias. Com número crescente de dados e informações, velocidade com que as coisas e as mudanças acontecem e a forma como a comunicação se dá entre as pessoas. Essas transformações atingem a todos nós, inclusive, o setor do agro.
Vivemos em um momento de grandes transformações com o avanço cada vez mais rápido das tecnologias. Com número crescente de dados e informações, velocidade com que as coisas e as mudanças acontecem e a forma como a comunicação se dá entre as pessoas. Essas transformações atingem a todos nós, inclusive, o setor do agro.
Diante disso, temos três tendências gerais onde a tecnologia está revolucionando a indústria, que são:
- Produzir de forma diferente usando novas tecnologias.
- Usar novas tecnologias para trazer a produção de alimentos aos consumidores, aumentando as eficiências da cadeia de alimentos.
- Incorporação de tecnologias e aplicações entre as indústrias.
Para falar de agricultura e pecuária 4.0, temos que olhar o novo contexto da produção de alimentos no mundo. Um documento da Embrapa aponta 7 variáveis que fazem parte desse novo mundo:
- Convergência tecnológica e de conhecimentos na agricultura, que são as tecnologias chegando ao campo.
- Mudanças sócio-econômicas e especiais na agricultura, como urbanização, redes sociais, aumento da renda média da população, emergência da Ásia.
- Mudança no clima.
- Riscos na agricultura, que incluem não somente os riscos climáticos, mas os riscos de mercado, com maior volatilidade.
- Intensificação e sustentabilidade dos sistemas de produção agrícolas.
- Protagonismo dos consumidores.
- Agregação de valor nas cadeias produtivas agrícolas.
Assim, a revolução agrícola precisa ser verde, com a ciência e a tecnologia como seu centro. A agricultura 4.0 precisará olhar para os dois lados da escassez de alimentos que o mundo poderá enfrentar com o crescimento populacional: o da demanda e o do valor da cadeia de fornecimento, usando as tecnologias não somente pela inovação, mas para melhorar e resolver necessidades reais dos consumidores e rearranjar a cadeia de valor.
As operações modernas trabalharão de forma diferente, principalmente devido aos avanços na tecnologia, incluindo sensores, dispositivos, máquinas e tecnologia de informação. O futuro da agricultura usará tecnologias sofisticadas como robôs, sensores de temperatura e umidade, imagens aéreas e tecnologia de GPS, para listar alguns. Esses avanços deixarão os negócios mais lucrativos, eficientes e seguros, além de ambientalmente amigáveis.
Esse assunto é complexo e ainda tem muito chão pela frente para sabermos como a tecnologia vai evoluir no campo da agricultura e pecuária. Por isso, convidamos você a fazer o curso gratuito Agricultura e Pecuária 4.0, para ficar cada vez mais preparado para o futuro!
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Fonte:
Agriculture 4.0: The future of Farming Technology (https://www.worldgovernmentsummit.org/api/publications/document?id=95df8ac4-e97c-6578-b2f8-ff0000a7ddb6)
Curso: Agricultura e Pecuária 4.0, por Marcelo Pereira de Carvalho (https://www.educapoint.com.br/v2/curso/desenvolvimento/agricultura40/)
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: