Capacitação continuada: essencial para o sucesso de profissionais e empresas

Postado em: 25/08/2020 | 10 min de leitura Escrito por:
Em um nível pessoal, a capacitação continuada se refere à constante expansão de habilidades através do aprendizado e do aumento do conhecimento. Como a vida muda, a necessidade de se adaptar profissional e pessoalmente é tão real quanto as próprias mudanças.

Em um nível profissional, a capacitação continuada se refere a expandir ainda mais nosso conjunto de habilidades em resposta a um ambiente em mudança e a novos desenvolvimentos. Isso é muito importante, porque somos chamados a responder às mudanças diariamente.

Capacitação continuada para indivíduos e grupos

No nível individual, a capacitação continuada é definido pelas práticas que o indivíduo realiza diariamente para continuar aumentando o conhecimento. Por exemplo:

- Pedindo ajuda quando algo não é entendido;

- Observando funcionários mais experientes no trabalho;

- Tentando novas maneiras de fazer as coisas e explorando métodos alternativos;

- Praticando o que já foi aprendido;

- Encontrando maneiras de melhorar, como participando programas de treinamento ou seminários on-line fora do trabalho.

Na organização, a capacitação continuada tem a ver com a formação de uma equipe para se adaptar às mudanças no ambiente de negócios. Isso é muito importante, porque o clima econômico em constante mudança exige que qualquer equipe esteja atualizada com os conhecimentos mais recentes e também seja flexível e facilmente adaptável a quaisquer mudanças que possam ser necessárias.

Sustentabilidade empresarial e capacitação continuada

A adoção de uma cultura de "investir nas pessoas" tem desempenhado um papel importante nas empresas que treinam seus funcionários, em vez de contratar novas pessoas que podem ser muito mais caras em diferentes níveis. A maioria das empresas hoje em dia quer investir na retenção de talentos - e no desenvolvimento desse grupo de talentos - para manter os funcionários bem treinados e atualizados para que possam atender às necessidades em constante mudança da empresa. Isso também desenvolve um senso de confiança e mantém os funcionários engajados e interessados, uma vez que novas habilidades são constantemente adicionadas ao seu "arsenal". Além de poupar dinheiro, a aprendizagem contínua é um meio para a empresa mostrar aos seus funcionários que vale a pena investir neles.

Por que o treinamento contínuo é a chave para colaboradores satisfeitos?

Tire um minuto e pense no primeiro dia em seu trabalho. Pense nas visões, cheiros e sentimentos que teve quando entrou pela primeira vez no local de trabalho, seja um escritório, uma indústria ou uma fazenda. Aposto que havia empolgação, nervosismo e uma sensação de “finalmente, estou onde preciso estar.”

Essa é uma reação comum que as pessoas têm quando atingem o "próximo passo" de sua carreira. Normalmente, as pessoas pensam que o sentimento vai durar para sempre. Depois de encontrar o seu nicho ou obter a próxima promoção ou aumento de salário, você não precisará mais progredir. Você não precisa mais treinar. Você estará pronto.

Você já deve ter percebido que esse nunca é o caso - ninguém chega ao trabalho ideal e não precisa de mais nada para sobreviver. Até mesmo os principais executivos de algumas das maiores empresas, que alcançaram o teto do que poderiam alcançar em uma carreira, desejam algo mais.

É como estamos conectados e isso nos torna humanos. Somos inovadores, amamos progredir. Nós ansiamos por crescimento - seja espiritual, pessoal, profissional, intelectual ou qualquer outra coisa. Nós amamos crescer.

É por isso que o treinamento contínuo dos colaboradores de qualquer empresa é absolutamente essencial para manter uma força de trabalho feliz. A verdade é que, na realidade, a maioria dos funcionários prefere o desenvolvimento contínuo e treinamento a um aumento ou um novo carro da empresa. Não se trata apenas de ganho material, mas de se sentir bem com o que você faz.

O treinamento contínuo é o mesmo que melhorar o desempenho da equipe?

Isso é um equívoco e as palavras utilizadas são importantes. É crucial reconhecer que "desenvolvimento" é diferente de "melhoria". Uma crença equivocada comum é que educação adicional, cursos ou outras estratégias visando "desenvolver" sua força de trabalho visam "aperfeiçoá-los".

Não é o caso. Não se trata tanto de ver seus funcionários como uma ferramenta que precisa ser aprimorada, mas de vê-los como uma pessoa inteira que deseja fazer o melhor que pode e precisa de suporte e ajuda para fazer isso.

No geral, devemos ter uma visão totalmente positiva sobre funcionários e pessoas. As pessoas geralmente querem se destacar. Não queremos nos contentar com a média e, muitas vezes, no trabalho, estamos procurando maneiras de nos desenvolver e crescer, de fazer o melhor. Mas isso não significa que estamos "melhorando", o que sugere que não somos bons o suficiente, para começar.

O treinamento contínuo tem a ver com planejamento, projeção e implementação de procedimentos e ações que ajudam seus funcionários a atingir suas metas de desenvolvimento.

Então, por que o treinamento contínuo é importante?

- Faz com que o pessoal se sinta valorizado

Então agora nós estabelecemos que estamos "desenvolvendo" e não "melhorando", precisamos perguntar por que isso é importante. Bem, há várias razões, e muitas delas são senso comum.

Promover um relacionamento positivo para seus funcionários é algo que toda organização deve buscar alcançar. Até mesmo um pequeno reconhecimento, ou peça simbólica de assistência, pode ajudar muito a criar um relacionamento realmente positivo entre você e seus funcionários.

- Torna sua organização mais eficiente

Outro ponto fundamental para oferecer ao seu pessoal desenvolvimento profissional contínuo é que ele ajuda a reduzir a rotatividade de pessoal. De acordo com a IBM, dentro de três anos, cada empresa perde em média 41% do seu efetivo. Não é preciso que um especialista descubra que isso gera enormes custos em RH, pessoal e baixa produtividade. Sem mencionar os longos programas de indução que prejudicam sua empresa e seus funcionários atuais.

Como o treinamento contínuo leva à satisfação no trabalho?

As pessoas que iniciam um trabalho sem treinamento adequado quase sempre experimentam estresse e ansiedade. Não se sentir confiante no que você deveria estar fazendo no trabalho é uma experiência muito angustiante.

Mesmo se você receber um bom treinamento no início, é importante fazer sessões regulares de atualização, pois o conhecimento tende a diminuir com o tempo. E à medida que nossos empregos e nossa vida profissional mudam e se desenvolvem, novos protocolos, códigos de conduta e formas de fazer as coisas são adicionados, então a necessidade de treinamento extra torna-se difícil de ignorar.

Quando recebemos treinamento contínuo para acompanhar as mudanças e nos manter atualizados, isso se reflete em nosso trabalho. Nós tendemos a ter mais orgulho no que fazemos.

Se você acha que é um especialista e está na vanguarda de seu campo, você também tenderá a expressar mais sua opinião, em vez de apenas pensar "o chefe sabe melhor, vamos com a escolha dele". O resultado disso é que sua equipe está mais envolvida, mais feliz em falar e se sente mais segura e capaz de lidar com seu trabalho. Isso alimenta a satisfação geral do trabalho dos funcionários.

Se você se sentir valorizado e útil, acordar de manhã não é uma tarefa tão difícil.

Realmente, tudo se resume a valorizar seus funcionários

E embora o dinheiro possa ser um fator, não é “o” fator. Embora algumas pessoas queiram fazer mestrado, fazer treinamento extra, ou assumir mais responsabilidade para conseguir um bom aumento e comprar um carro novo, para muitas pessoas isso não é tão importante - mesmo que elas não percebam isso ainda.

Contanto que tenhamos nossas despesas de vida cobertas, achamos que a felicidade não é necessariamente obter mais zeros no nosso salário, mas nos sentir valorizados e fazer algo que importa. Ao fornecer treinamento contínuo e ajudar os funcionários a "ver o panorama geral", você os capacita a sentir que eles são importantes e que são respeitados e valorizados.

A capacitação continuada na produção rural

Os produtores rurais têm sempre muitas tarefas, por isso nem sempre é fácil pensar que se inscrever para um seminário, conferência ou curso de formação é um investimento sensato ou uma boa utilização do tempo.

“Se você olhar de forma puramente do ponto de vista de um economista, você gasta tempo e dinheiro para aprender alguma coisa, mas depois esse conhecimento é gratuito”, disse Joerg Zimmermann, proprietário da Global-Ag-Advisors Ltd. em St. Francois Xavier.

Algumas pesquisas reforçam a importância e o valor real da aprendizagem ao longo da vida para proprietários, gerentes e funcionários de fazendas. Um relatório, “Dólares e Sentido - Medindo os Benefícios Tangíveis das Práticas de Gestão de Negócios Agrícolas em Fazendas Canadenses” identifica as sete principais práticas de gestão de negócios agrícolas que impulsionam o sucesso financeiro da fazenda, e o número 1 na lista é o compromisso com o aprendizado contínuo.

“Ficamos agradavelmente surpresos ao ver que o aprendizado por toda a vida está no topo das práticas de gestão com maior impacto no sucesso dos negócios agrícolas”, disse Heather Watson, diretora executiva da Farm Management Canada, que fez parceria como Agri-Food Management Institute para encomendar a pesquisa. “O estudo mostra que a aprendizagem ao longo da vida é uma das práticas de gestão que vale a pena, embora seja um retorno de investimento a longo prazo.”

Para dar uma analogia, Watson disse que nenhum agricultor deixaria seu trator no galpão e adiaria investir em sua manutenção e apenas assumir que está funcionando no auge e atendendo a todas as necessidades e especificações atuais da operação.

"É comparável ao desenvolvimento de habilidades", disse Watson. “Você precisa investir em manutenção em sua capacidade de ter sucesso. Você pode não ver o retorno imediatamente, mas daqui a 10 anos, você perceberá que valeu a pena. ”

"Dólares e sentido" quantifica esse valor e demonstra como as práticas de gestão se correlacionam com o desempenho financeiro. O relatório comparou os 25 por cento mais eficientes das operações agrícolas na pesquisa com os 25 por cento inferiores para mostrar o valor real da implementação dessas práticas. Como exemplo, os maiores agricultores tiveram um retorno médio sobre os ativos de 10%, mais de cinco vezes maior do que os 25% mais produtores com pior resultado, que tinham uma média de 1,6%.

Os principais produtores rurais também tiveram pontuações mais fortes de rotatividade de ativos (20% contra 9,7% para os agricultores com pior classificação), e seus índices de margem bruta foram em média 50% em comparação com 19,6%.

Este foi o primeiro estudo a estabelecer uma ligação mensurável entre as práticas de gestão de negócios agrícolas e o sucesso financeiro da fazenda”, disse Watson.

Desafie-se

Norm Hall, vice-presidente da Federação Canadense de Agricultura, disse que sua sede de conhecimento começou há 30 anos, quando ele se tornou representante do Saskatchewan Wheat Pool.

“Eles eram grandes em treinar seus representantes e membros do conselho, e eu comecei a fazer parte do treinamento em coisas como falar em público, aprender a ler uma planilha financeira e também treinar sobre a indústria de grãos. Eles nos levaram a Vancouver e fizemos tours do Canadian Wheat Board, do Canadian International Grains Institute e da Canadian Grain Commission ”, diz ele. "Isso se torna muito maior quando você vê esse tipo de coisa e percebe o quão pouco você realmente sabe."

Concentre-se em habilidades

Um relatório do Conselho Consultivo sobre Crescimento Econômico, enfatiza a necessidade de os trabalhadores desenvolverem habilidades ao longo de suas vidas profissionais.

O relatório recomenda a ampliação da força de trabalho por meio de várias iniciativas apoiadas e alinhadas com as recomendações da própria indústria agrícola. O relatório também recomenda mais foco em habilidades, porque a pesquisa mostra que há atualmente uma ênfase em credenciais formais - educação e experiência de trabalho - ao invés de habilidades adquiridas, muitas vezes significando que os empregadores não reconhecem a gama de habilidades que um potencial empregado pode ter.

O relatório também enfatiza a necessidade de abordagens inovadoras para ajudar os trabalhadores a desenvolver as habilidades que precisarão ao longo de suas vidas profissionais, incluindo mais estágios, colocações em cooperativas e aprendizados, algo que acontece informalmente o tempo todo na agricultura.

Mais informações:
corporativo@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99930- 0442


Fontes consultadas:

Continuous learning

How and why does continuous training lead to job satisfaction

Build a learning farm

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP