Por que aplicar o Design Thinking na sua empresa?
Postado em: 26/10/2020 | 2 min de leitura
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Muitas empresas lutam para criar e manter uma cultura inovadora integrada a um modelo de negócios enxuto e sustentável, que lhes permite competir em um ambiente digital em rápida evolução. O design é frequentemente associado a um processo criativo divergente em relação ao processo normal de design lógico. No entanto, a introdução da metodologia de design no pensamento de projeto levou à construção de ferramentas inovadoras que são tão eficazes que mais e mais empresas decidiram adotá-las em diferentes contextos.
É o caso da metodologia de Design Thinking, que visa gerar inovação a partir das necessidades do usuário. Você começa com uma análise cuidadosa das necessidades do usuário, empatizando com ele, para capturar problemas reais e suas expectativas.
Através de técnicas de criatividade, são geradas diferentes ideias a partir das quais se desenvolvem protótipos que, uma vez testados e validados, dão origem à implementação da solução inovadora.
Em seu artigo publicado em 2008 na Harvard Business Review, Tim Brown define Design Thinking como uma metodologia que se concentra nas pessoas e usa ferramentas de design para resolver problemas complexos.
Promovido pela Stanford University, o Design Thinking tem sido adotado nos últimos anos como metodologia de referência em diversos campos, como corporativo, industrial e saúde, utilizado na inovação educacional, política e social. Empresas como Google, Airbnb, Toyota ou IBM implementaram essa metodologia com sucesso.
Contextos de aplicação para o negócio
Alguns contextos de aplicação em que a abordagem do Design Thinking deve ser considerada uma ferramenta de design válida:
- consultoria estratégica (por exemplo, inovação de negócios ou inovação de processo ou inovação de valor);
- transformação digital (implementação de soluções digitais verdadeiramente valiosas para pessoas e empresas);
- design de experiências digitais do usuário;
- desenvolvimento de novas experiências de consumo;
- gestão de produtos - gerando novas ideias para novos produtos/serviços;
- criação de um novo modelo de negócios (ou projeção de variantes do existente)
Vantagens
As vantagens de usar o Design Thinking geralmente dependem do contexto e dos objetivos do projeto. No entanto, existem vantagens comuns:
- facilita e agiliza a adoção da solução;
- forte engajamento do usuário final que se sente envolvido no processo;
- uma abordagem iterativa na fase de design permite testar as propostas de solução e modificá-las até chegar à solução mais adequada antes de prosseguir com a implementação propriamente dita;
- facilita a disseminação e o crescimento de uma cultura inovadora dentro da empresa.
Se você quiser entender melhor o que é Design Thinking, confira o vídeo abaixo onde a professora de pós-graduação em Gestão de Projetos, Renata Vasconcellos, explica:
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Fonte consultada:
Innovate with Design Thinking: pros and cons (https://www.zeratech.com/en/design-thinking-innovate-pros-cons/)
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