SCRUM: Como essa ferramenta pode ajudar a indústria de alimentos
Postado em: 26/02/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
Procurando uma maneira mais eficiente de conduzir pesquisa e desenvolvimento? Considere a implementação de um processo baseado em desenvolvimento ágil. Isso envolve a divisão do processo de desenvolvimento em segmentos menores, cada um dos quais conclui com a entrega e aceitação de uma iteração viável do produto final.
Quando se pensa em metodologia ágil, o SCRUM é um dos métodos mais utilizados. Trata-se de um framework que ajuda a empresa a fazer o trabalho mais rapidamente, de forma que é possível melhorar a entrega de valor ao cliente. O processo é altamente adequado para o desenvolvimento de novos produtos e outras inovações também na indústria de alimentos.
A indústria de alimentos está constantemente se adaptando às mudanças no mercado, como a evolução das preferências do consumidor, pressões da cadeia de suprimentos e mudanças no cenário regulatório. Essas mudanças não afetam apenas as operações atuais, mas os planos futuros de uma empresa. O tempo e os recursos significativos necessários para trazer um novo produto da ideia inicial à comercialização podem tornar a P&D uma proposta arriscada em um ambiente em constante mudança - uma grande ideia em um momento pode logo se tornar obsoleta ou logisticamente indesejável no próximo.
Como resultado, é fundamental para as empresas engajadas em P&D implantar procedimentos ágeis que permitam o uso eficiente de recursos e alta adaptabilidade, caso os planos e prioridades do projeto devam mudar ao longo do tempo. A natureza flexível do desenvolvimento ágil permite que as empresas redirecionem rapidamente seu foco e recursos conforme necessário e reduz o risco de investir custos significativos em um projeto que renderá pouco retorno.
As empresas também estão terceirizando cada vez mais os aspectos de seu processo de desenvolvimento, em vez de conduzir todas as fases de P&D internamente. Aproveitar a tecnologia ou experiência existente de terceiros pode acelerar o processo de desenvolvimento e economizar custos iniciais. Por exemplo, o uso de empresas que implementam análises preditivas, inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina pode aumentar a compreensão das preferências do consumidor antes das fases de teste do processo de desenvolvimento. No entanto, o envolvimento de terceiros pode criar novos riscos, especialmente se os terceiros e suas tecnologias não foram testados. Um processo que permite flexibilidade à medida que as partes conhecem melhor seus colaboradores e suas tecnologias torna a pesquisa mais produtiva.
A natureza colaborativa do desenvolvimento ágil também permite que as partes mantenham uma maior supervisão do projeto em uma base quase em tempo real, trazendo quaisquer mal-entendidos sobre o escopo e os objetivos do projeto à luz no início do processo de desenvolvimento e minimizando redundâncias. Especialmente em uma indústria altamente regulamentada, essa supervisão é importante para garantir que as equipes de desenvolvimento estejam usando materiais apropriados, seguindo protocolos adequados e fornecendo informações suficientes para que as empresas possam navegar com sucesso no processo de aprovações regulamentares. A supervisão também pode garantir que o desenvolvimento mantenha um foco prático na comercialização, de modo que o resultado final do processo de desenvolvimento possa ser distribuído de forma mais ampla.
O desenvolvimento ágil pode ser uma ferramenta poderosa para personalizar projetos de P&D e os procedimentos pelos quais eles são implementados para melhor atender aos objetivos e recursos específicos de uma empresa.
Neste curso, a professora de pós-graduação em Gestão de Projetos da UNIABEU, Renata Vasconcellos, explica de forma detalhada e abrangente como funciona a ferramenta SCRUM e quais os benefícios que a empresa pode ter ao utilizar essa ferramenta.
O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Fonte consultada:
The ‘agile’ path to market: An alternative approach to food industry R&D (https://www.foodbeverageinsider.com/operations/agile-path-market-alternative-approach-food-industry-rd)
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: