Nós vamos gastar de forma diferente a partir desse momento
Postado em: 25/05/2020 | 2 min de leitura
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Tentei ler um artigo interessante no Medium, mas minha cota de artigos grátis do mês já tinha acabado. Paciência, pensei. Não dá para ler tudo. O Medium é um site que publica mais de 20.000 artigos por dia, nas várias áreas. O propósito é aprofundar o entendimento do mundo e espalhar ideias que valham a pena ser espalhadas. Mas daí a pagar algo para acessar, são outros quinhentos, não? Afinal, há informação disponível em tantos lugares, inclusive gratuitos. E é tanta coisa publicada que, mesmo que assine, terei acesso a uma fração do conteúdo que potencialmente me interessaria. E tem a questão da assinatura: ficar com mais um custo fixo atrelado ao meu orçamento, ainda mais nesse momento...
Mas aí parei para pensar um pouco. No ano passado, gastei R$ 12.000 de combustível (sem falar em pedágio e outros custos associados a viagens). Muitas dessas viagens foram de eficiência e necessidade questionáveis, como podemos perceber agora durante a pandemia. Neste mês de maio, pela primeira vez desde que comecei a dirigir, há 30 anos, meu gasto com combustível foi zero! Claro que, quando as coisas normalizarem, esse gasto voltará a existir, mas é sensato supor que não será equivalente ao que vinha gastando “no automático” até então.
Suponha que passe a gastar R$ 6.000/ano. A economia de R$ 6.000 implica em R$ 500 mensais. A assinatura do Medium custa uma fração disso...e uma informação de qualidade, um insight relevante, uma inspiração vinda de um texto (e inspiração é bem-vinda nesse momento!) tem um retorno muito, mas muito maior do que o investimento.
A ficha caiu: esse gasto que iria para as redes de combustíveis, para a concessionária de veículos, para as operadoras de pedágio, poderia ser substituído por fontes de informação e outros serviços afins com enorme vantagem.
Percebi então que vou gastar de forma diferente daqui para frente. Serviços de informação online, serviços de capacitação e educação à distância, e outros afins podem entrar no orçamento economizado. Claro, não há tempo para fazer tudo e para consumir toda aquela informação que em tese poderíamos, mas essa não é a questão. Mesmo que você não use nem uma fração do que está disponível, pense que poucos materiais de qualidade, que agreguem, mais do que se pagam. E a questão da assinatura é outro paradigma, pensei. A qualquer momento, com um clique, posso cancelar e está tudo certo. Decidi então assinar o Medium e contribuir para esse serviço fascinante, ao mesmo tempo em que agrego conhecimento para mim.
Avalie, no seu caso, como seus custos poderão mudar daqui para frente. Provavelmente há espaço para reduções importantes, que poderiam ser em parte substituídas por serviços online de informação e capacitação, com a vantagem clara do dinheiro contribuir diretamente para a sua formação.
Mas aí parei para pensar um pouco. No ano passado, gastei R$ 12.000 de combustível (sem falar em pedágio e outros custos associados a viagens). Muitas dessas viagens foram de eficiência e necessidade questionáveis, como podemos perceber agora durante a pandemia. Neste mês de maio, pela primeira vez desde que comecei a dirigir, há 30 anos, meu gasto com combustível foi zero! Claro que, quando as coisas normalizarem, esse gasto voltará a existir, mas é sensato supor que não será equivalente ao que vinha gastando “no automático” até então.
Suponha que passe a gastar R$ 6.000/ano. A economia de R$ 6.000 implica em R$ 500 mensais. A assinatura do Medium custa uma fração disso...e uma informação de qualidade, um insight relevante, uma inspiração vinda de um texto (e inspiração é bem-vinda nesse momento!) tem um retorno muito, mas muito maior do que o investimento.
A ficha caiu: esse gasto que iria para as redes de combustíveis, para a concessionária de veículos, para as operadoras de pedágio, poderia ser substituído por fontes de informação e outros serviços afins com enorme vantagem.
Percebi então que vou gastar de forma diferente daqui para frente. Serviços de informação online, serviços de capacitação e educação à distância, e outros afins podem entrar no orçamento economizado. Claro, não há tempo para fazer tudo e para consumir toda aquela informação que em tese poderíamos, mas essa não é a questão. Mesmo que você não use nem uma fração do que está disponível, pense que poucos materiais de qualidade, que agreguem, mais do que se pagam. E a questão da assinatura é outro paradigma, pensei. A qualquer momento, com um clique, posso cancelar e está tudo certo. Decidi então assinar o Medium e contribuir para esse serviço fascinante, ao mesmo tempo em que agrego conhecimento para mim.
Avalie, no seu caso, como seus custos poderão mudar daqui para frente. Provavelmente há espaço para reduções importantes, que poderiam ser em parte substituídas por serviços online de informação e capacitação, com a vantagem clara do dinheiro contribuir diretamente para a sua formação.
Marcelo Pereira de Carvalho é CEO da AgriPoint, que possui o EducaPoint, bem como é sócio-fundador da AgTech Garage, hub de inovação no agronegócio.