Quando e como devo falar não em uma negociação?
Postado em: 09/04/2019 | 3 min de leitura
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A negociação faz parte de todos os tipos de empreendimentos e atividades. É preciso saber negociar para vender, comprar, ou garantir uma transação justa e satisfatória para ambos os lados.
Um dos grandes tabus que envolve a negociação é a possibilidade de falar não para o outro lado. É permitido falar não sem correr o risco de colocar tudo a perder?
Embora muita gente não goste de dizer "não", por considerar que isso denota intransigência ou má vontade dentro de uma negociação, às vezes o uso do "não" é necessário. William Ury, uma das maiores autoridades no assunto, sugere que toda negociação deve passar pela fase da negação, isto é, temos sempre que dizer não para a primeira proposta. Ele chama isso de não positivo.
Esse primeiro "não" deve ser dito de forma respeitosa e não definitiva, ou seja, você deve deixar as portas do diálogo abertas, explicando o motivo por não aceitar a oferta. Desse jeito, você reafirma sua posição e reforça seus argumentos. O passo seguinte é construir a ponte entre o não e o sim e mostrar como seria o acordo ideal para você, o que precisaria mudar para transformar o "não" em um "sim" e fechar o acordo.
Para fazer isso sem criar um risco de impasse, seu "não" deve estar bem fundamentado, com argumentos sólidos e objetivos. Também é recomendado que você já tenha pensado nos próximos passos, o que a outra pessoa precisa mudar na proposta para que vocês possam seguir adiante sem contratempos.
Outra vantagem do "não" é que ele estabelece limites e deixa claro para a outra parte até onde você está disposto a ir. Muitas vezes, ficamos sobrecarregados no trabalho porque não sabemos ou gostamos de dizer não aos outros. Quando a gente nega o pedido de um colega de trabalho ou até mesmo de um chefe, deixa claro que existem critério de escolha para o que a gente aceita e que o atual pedido está fora desses critérios. Essa é uma boa maneira de valorizar ainda mais seu trabalho e seu tempo. Em negociação funciona do mesmo jeito.
Negociação é um jogo de informação, e é necessário ter ferramentas e se preparar para garantir o sucesso no processo. Justamente para fornecer a você essas ferramentas e ajudá-lo a se tornar um negociador de excelência o EducaPoint acaba de lançar o novo curso on-line Negociação 360º.
Neste curso, o mestre em administração de empresas Rodolfo Araújo, especialista em treinamentos corporativos na área de comunicação e negociação, responde a essas perguntas acima (e várias outras), apresentando as melhores formas de se preparar para uma boa negociação.
O curso aborda os principais métodos e ferramentas de negociação, bem como a importância de se preparar previamente, estruturando suas propostas e conhecendo o ambiente de negócios com suas possibilidades e objetivos.
Além disso, o instrutor ensina a mapear o ambiente de negócios, além de mostrar como manter a postura, e linguagem corporal, sabendo ouvir a outra parte durante conversa. Ele também aborda a importância de conhecer o ambiente de negócios, os clientes e a dinâmica dos elos da cadeia produtiva.
Quer aprender mais sobre como fazer um bom negócio? Venha conhecer as táticas e arquiteturas deste processo, e entender como as perspectivas de visão e formas de abordagem da proposta podem alterar o efeito final na conquista do cliente.
Para ter acesso a esse conteúdo, você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura de todos os cursos da plataforma.
Além desse curso, atualmente contamos com mais 140 opções de cursos, que contemplam toda a cadeia do leite, da carne, pastagens e forragicultura, além de temas ligados a desenvolvimento pessoal, gestão e cafeicultura. Os cursos podem ser adquiridos por meio de cartão de crédito, boleto ou depósito.
A assinatura, que dá acesso a todos os cursos e materiais disponibilizados no EducaPoint, pode ser feita em dois formatos: o plano semestral, cujo investimento é R$ 450,00 e dá acesso a todos os treinamentos por 6 meses, ou o pelo plano anual, cujo valor de R$ 750,00 dá acesso a um ano na plataforma e, ainda, o direito de escolher um curso à sua escolha para ter para sempre com você, sem pagar nada a mais por isso!
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Um dos grandes tabus que envolve a negociação é a possibilidade de falar não para o outro lado. É permitido falar não sem correr o risco de colocar tudo a perder?
Embora muita gente não goste de dizer "não", por considerar que isso denota intransigência ou má vontade dentro de uma negociação, às vezes o uso do "não" é necessário. William Ury, uma das maiores autoridades no assunto, sugere que toda negociação deve passar pela fase da negação, isto é, temos sempre que dizer não para a primeira proposta. Ele chama isso de não positivo.
Esse primeiro "não" deve ser dito de forma respeitosa e não definitiva, ou seja, você deve deixar as portas do diálogo abertas, explicando o motivo por não aceitar a oferta. Desse jeito, você reafirma sua posição e reforça seus argumentos. O passo seguinte é construir a ponte entre o não e o sim e mostrar como seria o acordo ideal para você, o que precisaria mudar para transformar o "não" em um "sim" e fechar o acordo.
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Além disso, o instrutor ensina a mapear o ambiente de negócios, além de mostrar como manter a postura, e linguagem corporal, sabendo ouvir a outra parte durante conversa. Ele também aborda a importância de conhecer o ambiente de negócios, os clientes e a dinâmica dos elos da cadeia produtiva.
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A assinatura, que dá acesso a todos os cursos e materiais disponibilizados no EducaPoint, pode ser feita em dois formatos: o plano semestral, cujo investimento é R$ 450,00 e dá acesso a todos os treinamentos por 6 meses, ou o pelo plano anual, cujo valor de R$ 750,00 dá acesso a um ano na plataforma e, ainda, o direito de escolher um curso à sua escolha para ter para sempre com você, sem pagar nada a mais por isso!
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