Técnica Pomodoro: aprenda a gerenciar melhor seu tempo em 4 passos

Postado em: 28/02/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Nos dias atuais, enfrentamos uma quantidade cada vez maior de tarefas e atividades, e o tempo parece não ser suficiente para tanta coisa. Dessa forma, é cada vez mais importante aprendermos a fazer uma gestão eficiente do nosso tempo.

Existem várias técnicas que podem nos ajudar nessa corrida maluca contra o tempo. Uma delas é a Técnica Pomodoro.

Você certamente já ouviu essa palavra “pomodoro”, provavelmente associada ao molho de tomate. Isso porque a palavra “pomodoro” significa tomate, em italiano.

A Técnica Pomodoro, uma das ferramentas disponíveis para aumentar sua produtividade, foi feita em um tomate – não um tomate de verdade, mas um cronômetro de tomate usado comumente na cozinha.



Como usar essa técnica? Veja abaixo o passo a passo:

1) Liste as tarefas pendentes.

Nessa etapa, você deve mapear tudo o que você precisa fazer na sua vida, incluindo compromissos pessoais e profissionais. Crie uma lista e estabeleça uma quantidade de esforço que cada tarefa vai demandar.

2) Programe um cronômetro para 25 minutos.

Pode ser até seu celular! Escolha uma tarefa e trabalhe nela sem interrupções, totalmente focado, durante 25 minutos.

3) Programe 5 minutos.

Faça, então, uma pausa de 5 minutos para cada 25 minutos de trabalho.

Justamente esse intervalo de vinte e cinco minutos é chamado de POMODORO. Então, para cada pomodoro, você tira cinco minutos de descanso.

Não pule esses cinco minutos!

Depois dessa pausa, você pode voltar à tarefa anterior ou executar outra tarefa durante 25 minutos.

4) A cada 4 pomodoros, faça uma pausa mais longa.

Essa pausa pode ser de 15 a 30 minutos. Esse descanso é muito importante para sua saúde física e mental.

Dicas importantes:

- Evite as interrupções!
- Foque nas tarefas determinadas (não faça outros trabalhos nesses 25 minutos).
- Não exceda o tempo de descanso.
- Estime, a partir de sua lista de tarefas, quantos pomodoros você precisa para completar sua lista.
- Crie uma tabela que se adeque ao seu fluxo de trabalho.
- Não se esqueça dos seus objetivos pessoais!

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