Feedback positivo pode melhorar os resultados na fazenda!

Postado em: 11/10/2018 | 7 min de leitura Escrito por:
Assim como em qualquer setor, para ser bem-sucedido, um empreendimento rural necessita de uma equipe com colaboradores eficientes, engajados e com foco na missão e metas do negócio. Uma das etapas fundamentais para desenvolvimento das pessoas envolvidas na atividade é o feedback.

Esta ferramenta é importante tanto para desenvolver os colaboradores, como para avaliar o seu próprio desenvolvimento como líder. Aplicá-la de forma eficaz fará toda diferença nos resultados obtidos.

Objetivos

Um dos objetivos principais do feedback positivo é incentivar a repetição do comportamento desejável. Com isso, a pessoa se sente mais participante e motivada. Consequentemente,irradia essa motivação a todos os outros membros da equipe.

Além disso, o feedback positivo acaba gerando conexão e cumplicidade com as pessoas da sua equipe. Isso reforça a atitude positiva de fazer mais do que o esperado, porque a partir do momento que ele se sente reconhecido, passa a fazer aquilo como um hábito, buscando surpreender o seu líder.

O feedback positivo também gera um sentimento de gratidão de ambos os lados. O líder se sente grato pelo funcionário estar engajado de verdade na empresa e o funcionário se sente grato pelo líder estar atento ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Outro benefício é que sinaliza às pessoas que elas estão no caminho certo e que o líder valoriza quem têm atitude. Com isso, a equipe começa a mostrar um trabalho com maestria e excelência.

Confira abaixo 5 passos para dar um feedback positivo a uma pessoa da sua equipe:

Passo #1: Transmita orgulho e alegria

Nesse passo, mostre à pessoa que está recebendo o feedback que você ficou extremamente satisfeito com a atitude que ele tomou em relação à fazenda.

Passo #2: Cite rapidamente o resultado.

Nesse passo, você cita rapidamente o resultado alcançado com aquele comportamento.

Passo #3: Enfatize o comportamento

Nesse passo, a ênfase deve ser dada ao comportamento da pessoa que levou ao resultado desejado.

Dentro do comportamento estão fatores como persistência, criatividade, iniciativa, pensamento fora da caixa, entre outros.

Passo #4: Mostre com dados concretos como aquele comportamento afetou a empresa e os resultados

Com isso, você mostra que quando ele tem esses comportamentos acima, obtém resultados positivos, o que o levará a querer repetir aquela atitude.

Passo #5: Encerre o feedback enfatizando o comportamento, dizendo que são pessoas assim que tornam a equipe diferenciada.

Exemplo de feedback positivo

Vamos supor que um funcionário da fazenda, ao perceber o risco de chuvas e o prejuízo que isso poderia gerar às vacas que estavam para parir, levou os animais para um local seco e seguro. O feedback poderia ser assim:

Você ter levado as vacas para parir em local seco evitou muitos prejuízos. Fiquei muito feliz e orgulhoso com sua iniciativa e atenção. Contei ao dono da fazenda e ele pediu para agradecer a você. São pessoas assim, com iniciativa e atenciosas que tornam nossa equipe extremamente diferenciada. Obrigado!”.

O que você achou dessa sugestão de feedback positivo? Já teve problemas com a gestão de pessoas na sua fazenda? E quando quem recebe o feedback é você? (se for esse o caso, provavelmente você se interessará por esse artigo: O lado bom de receber feedback).

O artigo é de Maria Thereza Rezende, que desenvolveu um modelo de gestão em sua propriedade, tido como referência no setor. Quer conhecer mais sobre esse modelo de gestão? Pode ser que se beneficie muito com o curso on-line Recrutamento e desenvolvimento de colaboradores em propriedades rurais.

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Neste curso você aprenderá conceitos de liderança e gestão de pessoas, com um dos maiores especialistas no assunto. Terá acesso a dicas práticas para motivar sua equipe e conseguir melhores resultados em seus negócios. O curso aborda questões como autoridade, recompensas, punições, carisma, competência, motivação, excelência, propósito, dentre muitos outros.

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Instrutora: Maria Thereza Rezende

O curso aborda os principais aspectos para recrutamento e seleção de funcionários de uma propriedade rural, bem como as etapas pós-seleção, que garantirão o sucesso do desenvolvimento do colaborador no novo trabalho e a retenção de mão de obra na propriedade. Além disso, é tratada a fundo uma das etapas fundamentais para desenvolvimento das pessoas envolvidas na atividade, o feedback. Esta ferramenta é importante tanto para desenvolver os colaboradores, como para avaliar o seu próprio desenvolvimento como líder. 

4) Comunicação persuasiva
Instrutor: Rodolfo Araujo

Comunicar-se de forma eficiente é essencial para obter melhores resultados na vida pessoal e profissional. Neste curso você aprende a criar mensagens mais persuasivas, que tenham mais impacto, mais aceitação e muito mais resultados. Você verá como combinar melhor os dois principais elementos de uma mensagem - forma e conteúdo - para tornar sua comunicação muito mais efetiva.

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Instrutor: Marco Antonio Leite Lopes

Este curso tem por objetivo trabalhar a habilidade de entender qual a necessidade do cliente, o que ele busca ou precisa naquele momento, e ensinar ao aluno como aliar seu portfólio de produtos e serviços para a resolução dos problemas de seus clientes. Um vendedor que entrega soluções efetivas garante um cliente satisfeito e aumenta a chance de fidelização. Este curso traz os principais aspectos relacionados a vendas e criação de valor, com as especificidades que envolvem o agronegócio.

6) Técnicas de consultoria em propriedades rurais
Instrutor: José Geraldo de Andrade

A consultoria é uma das principais áreas de atuação de profissionais do agronegócio. Para obter sucesso na realização desta atividade, consultores precisam desenvolver técnicas para identificação de soluções e melhorias na propriedade assistida. O curso aborda os principais temas relacionados ao assunto, auxiliando os alunos a desenvolverem sua capacidade de análise da propriedade e na gestão de pessoas envolvidas nas atividades.

7) Vendas no agronegócio: a preparação
Instrutor: Marco Antonio Leite Lopes

O trabalho de vendas no agronegócio é uma atividade complexa, pois envolve planejamento do tempo e deslocamento em grandes distâncias para atendimento de clientes; estabelecimento de uma relação duradoura com os mesmos; fornecimento de informações técnicas que agreguem valor aos produtos; e, como toda atividade comercial, envolve habilidades de negociação. Para atingir metas, um vendedor precisa desenvolver habilidades, como: negociação, gerenciamento e administração do tempo. Esse curso ajuda estudantes e profissionais que atuam ou pretendem atuar na área, a aprimorarem suas habilidades e se prepararem para atender o mercado cada vez mais competitivo.

8) Abordagem técnico comercial: aprimorando as relações com superiores e clientes
Instrutor: Carlos Alberto Carvalho

A função comercial requer habilidades de comunicação e empatia para identificar as necessidades do cliente e garantir o sucesso das relações. Conhecer o perfil do seu cliente, e as técnicas de abordagens adequadas podem aumentar as possibilidades de vendas, fidelização dos compradores e aumento de resultados. Neste curso, Beto Carvalho, apresenta os pontos importantes para o conhecimento do panorama atual do agronegócio, os papéis de cada componente da negociação e as possibilidades de abordagens para garantir o sucesso dos negócios. Assista ao curso e aprenda a utilizar as técnicas de abordagem para melhorar suas relações comerciais e pessoais!

9) Pensamento criativo: gere mais e melhores ideias
Instrutor: Daniel Scott 

Por que a criatividade é importante? Como treinar seus pensamentos para que eles sejam mais criativos? Neste curso, o especialista em produtividade pessoal, Daniel Scott, ensina como treinar seus pensamentos para aumentar a criatividade. Ele explica, também, como aplicar a técnica de Pensamento Inventivo Sistemático e adequar seu produto às exigências de mercado. Realize este treinamento, nele irá aprender a desenvolver sua criatividade e utilizar suas ideias para obter melhores resultados na vida profissional e pessoal!

10) Produtividade avançada e gestão de hábitos
Instrutor: Daniel Scott

Seus hábitos atrapalham sua produtividade? Você tem dificuldade para organizar suas tarefas, se estressa por sempre esquecer de compromissos importantes e perde muito tempo com procrastinação? Neste curso, o especialista em produtividade pessoal, Daniel Scott, ensina como organizar seus hábitos e criar uma rotina para aumento da produtividade. Além disso, são apresentadas ferramentas digitais que auxiliam na organização e planejamento das atividades facilitando a rotina e o planejamento. Assista ao curso completo e aprenda a gerenciar seus hábitos!

11) Como se tornar um gerente altamente eficaz
Instrutor: Carlos Alberto Carvalho 

Muitas são as ações esperadas por parte do gerente das empresas agropecuárias. Por isso, a escolha da pessoa que assumirá tal função deve seguir alguns critérios, que serão fundamentais para a condução de suas atividades. Mas será que qualquer funcionário da fazenda pode se tornar um gerente? Neste curso, Beto Carvalho apresenta as características necessárias de um bom gerente de fazendas, e como deve desenvolver essa função. Confira!

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