O caminho para se tornar um gerente melhor
Postado em: 25/06/2021 | 4 min de leitura
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Gerenciar pessoas pode ser uma das partes mais difíceis e estressantes de qualquer trabalho. Você passa incontáveis horas a cada semana tentando garantir que todas as tarefas estejam planejadas, mas então um funcionário não aparece para o turno, outro funcionário quer mais dias de férias e seu funcionário favorito sai do nada. Sim - pode ser totalmente exaustivo mentalmente.
Enquanto você balança a cabeça pensando se sempre vai ser assim, você se pergunta: "O que estou fazendo de errado?" Embora possa parecer que você está falhando, você pode não estar fazendo nada de errado. Mas talvez seja hora de desenvolver suas habilidades de gestão de pessoas, fazendo pequenas mudanças em sua mentalidade e sua perspectiva sobre os problemas.
Embora o caminho para se tornar um gerente melhor não seja fácil, existem algumas etapas que você pode seguir não apenas para melhorar seu desempenho no trabalho, mas também no desempenho de sua equipe.
Torne-se um treinador
“Grandes gerentes sabem que sua função número um é treinar, desenvolver, motivar e inspirar seus funcionários. É isso”, diz Todd Cohen, codiretor de Transições de Carreira. “Se você acha que seu trabalho é intervir e fazer o trabalho das pessoas que você contrata, você estará trabalhando para sempre. Seu trabalho é nobre, a saber, ajudar as pessoas a serem tão boas quanto possível.”
Embora possa parecer mais fácil usar seu chapéu de fazendeiro em vez de seu boné de treinador, resolver os problemas de seus funcionários para eles não resolverá seus problemas de gestão. Em vez disso, dê-lhes orientação, conselhos e ouça as suas preocupações. Ajudá-los a descobrir a resposta por conta própria não apenas os ajuda a crescer, mas também pode ajudá-lo a recuperar um pouco do seu tempo.
“Gerentes incríveis nunca, jamais, perdem uma oportunidade de treinar as pessoas”, diz Cohen. “Há uma diferença entre treinar e falar. Grandes gerentes entendem isso e vivem para isso. ”
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Foco no alinhamento
Uma parte importante do gerenciamento de sua equipe é garantir que eles entendam como seus trabalhos e ações se alinham diretamente aos objetivos de negócios, de acordo com Tim Stobierski, um especialista em marketing da Northeastern University.
“Saber como e por que o que eles fazem é importante para a empresa como um todo ajuda a criar um senso de responsabilidade compartilhada e pode melhorar o envolvimento dos funcionários de maneiras significativas”, diz Stobierski. “A transparência com sua equipe sobre as metas também ajuda os trabalhadores a entender que as metas não são escolhidas arbitrariamente.”
Seja responsável
Quando se trata de liderar uma equipe eficiente, os gerentes precisam ser responsabilizados não apenas por suas ações, mas também pelas ações de seus funcionários.
“Gerentes incríveis são responsáveis por seu pessoal e, quando a 'pressão vem com tudo', eles se apresentam e defendem seu pessoal e, em seguida, treinam em paralelo. Isso garante que eles estejam construindo consenso, engajamento, moral elevado e um excelente trabalho de seu pessoal”, diz Cohen.
Dê atualizações de desempenho
Fornecer atualizações de desempenho regulares ajuda a manter seus funcionários no caminho certo e aumenta o moral. Reserve um tempo para falar com seus funcionários individualmente e diga-lhes o que estão fazendo certo e o que podem melhorar.
“Não é suficiente medir o progresso em direção aos seus objetivos; você também deve comunicar esse progresso a todos os envolvidos”, diz Stobierski. “As atualizações de desempenho permitem que todos entendam se você está ou não no caminho certo para atingir as metas delineadas. Forneça atualizações de desempenho regularmente a todos os envolvidos - tanto as partes interessadas quanto aqueles que você gerencia - para que todos saibam como você está progredindo em direção aos objetivos comuns. Caso você não esteja no caminho certo para atingir suas metas, isso permite a oportunidade de fazer os ajustes necessários para melhorar o desempenho ou reduzir as expectativas.”
A prática leva à perfeição
Tornar-se um grande gerente não acontece da noite para o dia. É preciso muito trabalho, compromisso e prática.
“A experiência prática e real no local de trabalho é uma parte crítica para se tornar um gerente eficaz, pois o treinamento no trabalho e o tempo gasto em uma posição gerencial permitirão que você ganhe lentamente a experiência necessária para ser um gerente de sucesso”, diz Stobierski.
Lembre-se de que é uma tremenda responsabilidade ter a oportunidade de liderar outros membros da equipe. Com o tempo e a prática contínua, você será capaz de melhorar o desempenho geral de sua equipe.
* Baseado no artigo The Road to Becoming a Better Manager, de Taylor Leach.
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