Como manter os funcionários que você não pode perder na fazenda?
Postado em: 09/08/2021 | 3 min de leitura
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Roger Herrera, proprietário da Ahlem Farms em Hilmar, Califórnia, lembra-se de 2009, quando todas as segundas-feiras a fazenda recebia um fluxo de pessoas que paravam em busca de um formulário de emprego. Agora, com a mão de obra sendo a principal preocupação das fazendas de leite, encontrar pessoas para trabalhar está se tornando cada vez mais difícil e reter bons funcionários está se tornando uma obrigação.
A Ahlem Farms opera duas fazendas leiteiras com 2.500 vacas, com Herrera supervisionando uma das fazendas que está totalmente ocupada, com 1-2 funcionários adicionais apenas no caso de um funcionário se demitir. “Hoje podemos passar um mês sem que uma pessoa pare procurando trabalho”, diz Herrera. “E, há cinco meses, se alguém parasse procurando trabalho, nós o contrataríamos na hora.”
Em um webinar recente, Stan Moore, professor de administração de empresas agrícolas da Michigan State University Extension, falou sobre a administração de fazendas leiteiras com a retenção, satisfação e recrutamento de funcionários em mente. Além disso, Moore compartilhou pesquisas recentes que examinaram a importância das práticas de gestão de recursos humanos.
O estudo mostrou que 37% dos empregados agrícolas não receberam elogios nos últimos 15 dias. Porém, quando distribuímos principalmente feedback negativo, perdemos a oportunidade de dar a eles o feedback positivo de que precisam.
Além disso, Moore disse que os empregadores têm uma grande oportunidade de dizer algo positivo aos funcionários quando lhes entregam o pagamento. Segundo ele, essa é uma oportunidade de aumentar a entrega de feedback positivo aos funcionários.
Ao fornecer feedback eficaz, Moore diz que os empregadores devem ser:
- Sincero;
- Pessoal;
- Oportuno (pegue-os no ato do bom desempenho);
- Consistente (reconhecer todos os funcionários, não apenas um determinado grupo);
- Específico.
Pesquisas mostram que a falta de feedback no local de trabalho pode ser interpretada pelo funcionário como feedback negativo.
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Treinamento
O estudo da Michigan State University também ilustrou que 48% dos funcionários disseram nunca ter recebido treinamento ou apenas o receberam quando começaram. Além disso, os funcionários disseram ter 4,9 (de 5,0) interesse em aprender mais.
Para desenvolver os funcionários, o treinamento pode incluir uma variedade de coisas, como permitir que eles participem de reuniões fora da fazenda para treinamento de ordenhadores, fazer um treinamento de inseminação artificial e muito mais. Depois, sente-se e converse sobre o que aprenderam e como isso pode ser aplicado na fazenda. Também pedir sua ajuda sobre um problema que a fazenda enfrenta faz com que se sintam parte da equipe e parte da solução. Converse sobre as coisas, explore alternativas e também consequências. Deixe-os aprender o porquê para que entendam as razões dos protocolos.
Para os funcionários da Ahlems, o treinamento é oferecido por meio de escolas de ordenha, que ensinam os protocolos e a compreensão da necessidade de seguir os protocolos, bem como uma aula de movimentação de vacas. “Se um funcionário demonstra interesse em aprender mais, oferecemos a oportunidade de aprender”, afirma.
À medida que as fazendas leiteiras continuam enfrentando desafios trabalhistas, a retenção de funcionários torna-se extremamente importante. Com mais concorrência disponível para funcionários de fazendas leiteiras, os proprietários precisam explorar maneiras de reter bons funcionários que eles não podem perder.
Uma última ideia é fazer uma entrevista com o funcionário que quer sair e tentar resolver o problema para evitar que o funcionário saia. Pode não ser sobre dinheiro. Pode ser que eles queiram mudar para uma posição diferente ou ser lembrados de que são uma parte essencial da equipe.
* Baseado no artigo How to Keep the Employees You Can’t Afford to Lose, de Karen Bohnert.
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