A cultura da sua fazenda reflete quem você deseja ser como empregador?
Postado em: 15/01/2021 | 6 min de leitura
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Práticas sólidas de emprego voltadas para atrair, treinar, reter e recompensar funcionários devem refletir uma compreensão clara das opiniões e experiências dos funcionários. A cultura da fazenda representa “a maneira como as coisas são feitas por aqui” e pode ser positiva ou representar um desafio para os funcionários. Não existem duas culturas agrícolas iguais porque as pessoas que compõem a equipe da fazenda são únicas!
A cultura em uma fazenda pode não ser óbvia ou visível, mas está lá. Frequentemente, a cultura é esquecida na gestão de funcionários, mas pode ser refletidA, por exemplo, no nível de atenção dada à segurança, bem-estar animal ou tipo de ambiente de trabalho (relaxado/tenso/estressante). A fazenda pode ter uma cultura de incentivo à expressão de ideias por parte dos colaboradores e ter as decisões tomadas por equipes, ou as informações podem vir com uma abordagem de cima para baixo. A cultura da fazenda afeta a operação diária da fazenda e o relacionamento entre o gerente e o funcionário.
Os líderes podem aspirar a fornecer uma cultura que promova um local de trabalho positivo, mas, em última análise, é o que os funcionários realmente vivenciam que realmente define a cultura daquela fazenda. Em outras palavras, a cultura do local de trabalho não é o que a equipe de liderança da fazenda acredita que seja, mas o que os funcionários da fazenda percebem que seja. Por isso, fazer uma pesquisa com funcionários é bastante válido, podendo-se chegar a essas percepções.
Prós e contras das pesquisas sobre cultura
Pesquisas de cultura podem fornecer aos líderes uma visão valiosa sobre a experiência dos funcionários da fazenda. Se bem projetadas e executadas adequadamente, essas pesquisas podem fornecer feedback que muitas vezes não seria compartilhado diretamente por meio de conversas com a equipe. As etapas iniciadas para melhorar a cultura resultam em maior retenção de funcionários, menor absenteísmo e aumento do moral - tudo isso, por sua vez, levando a uma maior produtividade.
No entanto, há uma desvantagem nas pesquisas com funcionários que deve ser considerada com cuidado. Se a equipe de gestão não estiver totalmente comprometida em ouvir o feedback e, mais importante, em agir de acordo com o que está sendo dito, as pesquisas com funcionários podem aumentar falsamente as expectativas, o que pode ter um efeito devastador sobre o moral, levando ao agravamento dos problemas dos funcionários.
Como comunicar a intenção da pesquisa aos funcionários
A primeira etapa para comunicar uma pesquisa é preparar os gerentes e supervisores da fazenda com antecedência em relação à justificativa para solicitar feedback dos funcionários. Sem o planejamento adequado e a explicação do propósito da pesquisa, esse grupo de líderes pode realmente prejudicar o resultado. Embora o feedback dos funcionários seja um “presente”, nem todo líder o verá dessa forma, especialmente se se sentirem cegos pela entrega. Uma cópia das perguntas da pesquisa deve ser compartilhada, com uma oportunidade para perguntas e respostas sobre como os resultados serão interpretados e usados. Certifique-se de que os gerentes se sintam equipados para responder às perguntas que os funcionários possam ter sobre a pesquisa. A adesão deste grupo é um primeiro passo crítico.
Em seguida, compartilhe a intenção de fazer uma pesquisa com a força de trabalho em geral. Enfatize os principais aspectos do anonimato e da confidencialidade para que a participação seja alta e os entrevistados tenham a garantia de que não haverá consequências negativas em responder às perguntas com honestidade. Use este exemplo de comunicação de funcionário para desenvolver uma carta para seus funcionários sobre uma pesquisa.
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Como as informações da pesquisa são usadas
As informações da pesquisa são específicas para a cultura de uma fazenda individual e são compartilhadas, confidencialmente, com a equipe de liderança dessa fazenda para impulsionar a mudança.
Em qualquer fazenda, algumas perguntas da pesquisa mostrarão consistentemente respostas favoráveis, enquanto outras terão pontuação mais baixa, indicando espaço para melhorias. Embora as perguntas com pontuação alta sejam encorajadoras, na verdade são as perguntas de pontuação mais baixa que provam o feedback mais valioso para a construção da cultura da fazenda.
Por exemplo, pontuações baixas na pergunta “Tenho o treinamento de que preciso para fazer meu trabalho bem” aponta para uma oportunidade de revisitar os esforços de treinamento de funcionários, revisar documentos de treinamento e talvez revisar os métodos de integração de funcionários.
Plano de ação
Depois que os resultados da pesquisa são tabulados e relatados, a próxima etapa fundamental e crítica é colocar as ideias no papel com planos de ação formais. Certifique-se de que os resultados desejados sejam claros, alcançáveis ??e específicos. Atribua datas de conclusão que sejam realistas, mas com o senso de urgência que o processo merece.
Tenha cuidado, pois se os planos de ação nunca forem postos em prática, ou se os planos de ação durarem meses, o resultado pode ser muito negativo para a melhoria da cultura. Os funcionários podem ficar desconfiados do processo e relutantes em fornecer qualquer feedback no futuro. Cada plano de ação deve ter um funcionário campeão, que normalmente é um líder sênior com autoridade para promulgar mudanças. Atribuir um funcionário campeão também pode ser usado para desenvolver futuros líderes, contanto que o indivíduo tenha autonomia suficiente para fazer as mudanças necessárias.
Dicas para comunicação do plano de ação na fazenda
Compartilhe os resultados resumidos da pesquisa junto com os planos de ação concluídos com todos os funcionários. Agradeça-lhes o feedback da pesquisa e indique que os planos de ação são um resultado direto de seu feedback.
Verifique regularmente com os Funcionários Campeões sobre o progresso - certifique-se de que a meta ainda seja aplicável e funcione - se não estiver funcionando, adapte a meta para garantir o progresso.
Ao discutir os planos de ação, certifique-se de que os líderes saibam que é uma das principais prioridades da equipe ao longo do ano.
Use vários métodos de comunicação para reforçar o progresso do plano de ação para todos os funcionários (atualizações de reuniões de equipe, e-mails de status, painéis de mensagens, boletins informativos, etc.).
Reconheça a equipe por cumprir metas - comemore de uma forma que seja significativa para ela.
Conforme a equipe atinge seus objetivos, revisite a próxima camada de resultados da pesquisa e desenvolva novos itens de ação para melhoria - mantenha o processo ativo durante todo o ano.
Próximos passos
Idealmente, o processo de oferecer uma pesquisa de cultura da fazenda é apenas o começo de uma melhoria contínua para se tornar um empregador de escolha. Da administração da pesquisa à comunicação e ação corretiva, seguida de comemoração e reconhecimento - a equipe de liderança da fazenda continua identificando áreas a serem abordadas e aprimoradas, e o ciclo começa novamente.
Pesquisas podem ser usadas anualmente para ver como os esforços de melhoria estão tendendo ao longo do tempo. Onde um mergulho mais profundo é necessário, conversas estratégicas com certos funcionários, grupos de foco e/ou feedback de 360 ??graus podem ser usados ??para explorar questões-chave com mais profundidade.
* Baseado no artigo Does Your Culture Reflect Who You Want to Be as An Employer?, de Maria Fuenzalida Valenzuela, Liz Y. Binversie, Simon Jette Nantel e John Shutske.
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