9 dicas para uma consultoria efetiva

Postado em: 19/08/2020 | 3 min de leitura Escrito por:
Quando você faz o serviço de consultoria em fazendas, busca prestar um serviço cada vez mais efetivo, pois assim, garante melhores resultados para seu cliente. Uma consultoria efetiva é aquela que oferece eficiência, que consiste em fazer as coisas de maneira correta, e eficácia, que consiste em fazer as coisas certas. Assim, você precisa ter excelência no que faz, além de ter discernimento de saber o que deve ser feito para que o cliente alcance os resultados esperados.
 
Confira algumas dicas que você pode utilizar para que sua consultoria seja mais efetiva:
 
1) Não atue de “copo cheio”
 
Isso significa que você não deve ter uma postura de “sabe tudo” diante do proprietário, enquanto ele não sabe nada. Se você, como consultor, tem muito conhecimento adquirido na faculdade e na sua experiência profissional, o proprietário da fazenda, bem como os funcionários que estão lidando com o dia a dia da propriedade, também têm muito conhecimento adquirido na prática. Assim, ninguém é dono da verdade. Esteja sempre atento à realidade do produtor.
 
2) Cuidado com os icebergs
 
O iceberg é aquela formação de gelo que tem uma ponta exposta, mas que tem uma parte muito maior submersa. Nas fazendas isso também existe. Muitas vezes, o produtor só mostra a ponta do iceberg, sendo que existem muitos problemas escondidos, “submersos”.
 
Muitas vezes, é justamente na cultura informal da fazenda, nos momentos de fofocas e do cafezinho que afloram esses problemas ocultos no iceberg.
 
3) Ouça mais do que fale
 
Tem uma frase bastante conhecida, que é “Estou rouco de tanto ouvir”,, atribuída ao político mineiro Benedito Valadares que foi interventor de Getúlio Vargas, em Minas Gerais, durante boa parte do período do Estado Novo. Isso significa: fale pouco e ouça mais. 
 
O processo da consultoria baseia-se muito no ouvir. Hoje, a grande maioria das pessoas não desenvolve essa capacidade. Ouça muito e seus procedimentos em consultoria se tornarão mais eficazes. 
 
4) Sempre pergunte: por que?
 
Especialistas em qualidade dizem que se você fizer 5 perguntas “por que?” chegará no ponto central do problema. Sempre procure saber o porquê. Por exemplo: muitos bezerros estão morrendo nessa fazenda. Por que? Depois, você questiona o porquê da resposta fornecida, até chegar no âmago do problema.
 
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5) Crie e mantenha um ambiente de transparência
 
Seja transparente e fale o que precisa ser dito. 
 
6) Desenvolva e pratique a empatia
 
Empatia é se colocar no lugar dos outros, mas não é fácil desenvolvê-la. É necessário desenvolver essa empatia com seus colaboradores, com as pessoas do seu lado, com seus vizinhos.
 
7) Perceba indícios subliminares
 
Trata-se dos movimentos quase imperceptíveis que surgem ao realizar uma consultoria. Muitas vezes, o que a pessoa não fala verbalmente, mas fala com sua linguagem corporal, diz muito mais sobre a situação do que o que ela efetivamente fala. É essencial estar atento a isso. Isso é fundamental para uma boa comunicação que, por sua vez, é a base de uma consultoria efetiva.
 
8) Pense globalmente, mas atue localmente
 
Tenha um pensamento holístico, mas foque em resolver o problema específico da fazenda. 
 
9) Desenvolva efetivo rapport
 
Rapport é a criação de um ambiente de comunicação clara e fluida, que permite que as coisas sejam claramente colocadas. Não trabalhe com achismos. 
 
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