Feedback de alta qualidade - agora mais importante do que nunca!
Postado em: 11/12/2020 | 4 min de leitura
Escrito por:
Você e sua força de trabalho nunca viram o nível de incerteza que vivemos hoje. Qualquer coisa que você possa fazer para reduzir a incerteza em sua força de trabalho será muito apreciado e aumentará a motivação e a produtividade. Provavelmente, não há maneira melhor de reduzir a incerteza do que fornecer feedback de alta qualidade.
O feedback de qualidade reduzirá a incerteza direta e indiretamente. A redução direta ocorre ao permitir que o funcionário tenha mais confiança de que está atendendo às suas expectativas de desempenho. Indiretamente, o feedback de qualidade contribui para aumentar a confiança do funcionário de que ele ou ela está tendo sucesso e melhorando. Esses sentimentos positivos, então, contribuem para mitigar as incertezas da vida.
O feedback de qualidade reduzirá a incerteza direta e indiretamente. A redução direta ocorre ao permitir que o funcionário tenha mais confiança de que está atendendo às suas expectativas de desempenho. Indiretamente, o feedback de qualidade contribui para aumentar a confiança do funcionário de que ele ou ela está tendo sucesso e melhorando. Esses sentimentos positivos, então, contribuem para mitigar as incertezas da vida.
Existe três - não dois - tipos de feedback. Eles são positivos, redirecionamento e negativos. Neste artigo, serão discutidos os feedbacks positivo e redirecionamento. O feedback negativo deve ser usado com moderação e grande empatia.
Feedback positivo
Pense em como as crianças, incluindo as suas, respondem aos comentários positivos. Acho que você concordará que quase sempre respondem muito positivamente, com grande expressão e exuberância.
Você, seus parceiros, seus funcionários, sua família, seus amigos são diferentes dessas crianças em suas respostas ao feedback positivo? A resposta é muito NÃO e um pouco sim. O NÃO é que nossas respostas emocionais internas e reais são as mesmas. Acredito que todos têm respostas emocionais positivas a feedback positivo. O sim é que a maioria de nós não mostra a alegria de receber feedback positivo com a expressão externa das crianças. Infelizmente, fomos socializados, "aprendidos" a acreditar que tais expressões não são "adultas". Porem, o fato é que todos respondemos a um feedback positivo.
A seguir estão quatro atributos essenciais de feedback positivo eficaz:
Específico: muitas vezes o feedback positivo é "você está fazendo um ótimo trabalho" ou "ótimo trabalho". Infelizmente, o funcionário não sabe o que fez que está sendo elogiado. Todo feedback, incluindo o positivo, deve ser específico. Exemplos: “Agradeço muito por você notar e verificar o animal que estava deitado por muito tempo” ou “Obrigado por sua vigilância contínua para que as cargas que vão para o armazenamento atendam a todos os nossos critérios de qualidade”.
Oportuno: Forneça feedback positivo imediatamente. O feedback positivo não armazena bem; o valor estará muito esgotado na época da próxima avaliação de desempenho anual
Genuíno: você deve ser sincero no que diz e mostrar que aprecia genuinamente o excelente trabalho que o funcionário está realizando. Genuíno é um componente importante da necessidade psicológica de conexão. O funcionário deve ver que você valoriza suas contribuições como pessoa, não apenas como funcionário.
Apropriado: Don Shula (treinador de futebol) afirma que "Um ??bom desempenho deve sempre ser tratado de forma diferente do que um mau desempenho." Isso parece óbvio, mas nem sempre seguido. O feedback positivo só deve ser dado para comportamentos ou resultados positivos. Se a expectativa não foi atendida, é necessário redirecionamento ou feedback negativo. Aqui, o feedback positivo é reservado para esforço ou melhoria.
=> O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 200!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
=> O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 200!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
Feedback de redirecionamento
Com os dois tipos usuais de feedback - positivo e negativo - todas as falhas em atender às expectativas de desempenho ou comportamento produzem a mesma resposta - um feedback negativo, geralmente considerado uma reprimenda. A desvantagem dessa abordagem é que a razão da falha não é considerada (o porquê). Muitas falhas, senão a maioria, são devidas a algo que não está sob o controle do funcionário. Nesse caso, uma reprimenda não é apenas inadequada; pode ser muito danosa para o relacionamento entre o funcionário e seu supervisor.
Insira feedback de redirecionamento: o feedback de redirecionamento permite ao funcionário superar a causa da falha fornecendo o que é necessário - treinamento, clareza, incentivo, suporte, expectativas redefinidas - para atender à expectativa - sucesso.
Neste momento de incertezas, todos nós precisamos nos sentir no controle de nossa vida (escolhas) e estar tendo sucesso (competência). O feedback de redirecionamento contribui para ambos.
O objetivo do feedback de redirecionamento é melhorar o desempenho sem prejudicar o relacionamento com o funcionário. Fornecer feedback de redirecionamento, no entanto, não é fácil, pois os funcionários podem facilmente interpretá-lo como um feedback negativo. Nenhum de nós quer ouvir que está falhando no nosso desempenho.
O seguinte deve ajudá-lo a fornecer um excelente feedback de redirecionamento:
Comece com e inclua todo o feedback positivo sobre os esforços positivos e as expectativas atendidas ou superadas.
Comunique, sem culpar, que o desempenho atual não é aceitável, mas que você está aqui para ajudar - não para repreender.
Enfatize que ele ou ela não é o culpado. A situação foi a causa do desempenho inaceitável. Muitas vezes é difícil transmitir que não se trata de uma reprimenda. Seu funcionário provavelmente terá pelo menos algumas reações negativas. Trabalhe para que isso tenha vida curta e evite que o funcionário fique na defensiva.
Forneça as mudanças necessárias na situação - habilidades aprendidas, conhecimento adquirido, mudanças de comportamento, ações realizadas, recursos fornecidos, expectativas ajustadas - para permitir um desempenho “bem-sucedido”.
Redirecione para ter sucesso.
* Baseado no artigo High Quality Feedback – Now More Than Ever, de Bob Milligan.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: