Tecnologia: comece com o básico

Postado em: 09/09/2020 | 2 min de leitura Escrito por:
Imagine uma fazenda leiteira o onde as vacas são administradas com a mesma tecnologia usada para detectar erros nos processos de fabricação. Câmeras, computadores e algoritmos se unem para identificar problemas, como um desvio no protocolo de preparação da ordenha ou a alimentação não sendo empurrada. O produtor recebe um alerta, analisa a filmagem e determina as próximas etapas.
 
Não estamos longe dessa realidade. As tecnologias de coleta de dados, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA) estão explodindo em fazendas nos EUA e de outros locais do mundo à medida que os produtores buscam novas maneiras de monitorar a saúde de seus animais e equipes.
 
Quando se trata de tecnologia, por onde o produtor deve começar? Os produtores devem começar pedindo ajuda, de acordo com Brent Raeth, proprietário da CatchMark IT, uma empresa de TI especializada no agro nos EUA.
 
Dessa forma, o primeiro passo é encontrar um profissional de tecnologia em quem você confie. Muitas vezes, o produtor pode instalar tecnologias na sua fazenda por conta própria, mas é bastante provável que acabe perdendo dinheiro com isso, uma vez que não tem o conhecimento e a experiência necessários para decidir pelo sistema mais custo-efetivo para sua fazenda.
 
Sua tecnologia pode estar funcionando, mas pode não estar funcionando da forma mais eficiente e eficaz do ponto de vista de custos e operações. É aí que realmente entra o valor de um profissional de TI. Ainda que pareça um gasto a contratação desse profissional, o valor de longo prazo de onde esse dinheiro é gasto economiza muito tempo, esforço e dinheiro no futuro.
 
Se esse profissional de tecnologia for realmente competente, vai recomendar que você comece a fazer um orçamento para a tecnologia como uma linha separada no orçamento de sua empresa. As fazendas bem-sucedidas têm um orçamento separado para tecnologia, sabendo com clareza o quanto estão dispostas a gastar com isso. Além disso, é essencial ter um inventário da tecnologia que você usa e na qual confia.
 
=> Saiba mais sobre esse tema no curso Agricultura e Pecuária 4.0. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 190!) por um preço único. Clique aqui e veja como assinar.
 
É essencial que você tenha um projeto de tecnologia. Entenda como tudo se interconecta e como tudo funciona junto. Não é incomum vermos tomadas de decisão compartimentadas de pessoas não técnicas, que decidem fazer algumas coisas sem entender como isso afeta os demais setores da fazenda.
 
Da mesma forma que um profissional de tecnologia não saberia ordenhar corretamente uma vaca, é provável que o produtor não tenha o conhecimento técnico necessário para tomar as melhores decisões em termos de tecnologia em sua fazenda. Por isso, a sugestão é que se tenha clareza dos objetivos buscados, separe-se um orçamento para isso, tenha conhecimento das relações que existem entre todos os processos da fazenda e o suporte de um profissional especializado para que os resultados com a tecnologia instalada sejam os melhores possíveis.
 
* Baseado no artigo Technology: Start with the Basics, de Anna-Lisa Laca.
 
Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP