Estamos há quase 20 anos batalhando pela melhoria da qualidade do leite. Muita evolução foi feita durante esse período, mas atingiu-se um platô que se manteve. Dessa forma, ainda existe um grande número de produtores com resultados de contagem padrão em placas (CPP) e contagem de células somáticas (CCS) fora do padrão.
Você já imaginou as tecnologias envolvidas na industrialização do leite longa vida? Como é possível ele durar tanto tempo sem a adição de conservantes? Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a esterilidade comercial e como é possível alcançá-la usando tecnologias que tiveram início antes mesmo de Luis Pasteur associar os micro-organismos à fermentação e às doenças.
Leites fermentados consistem em leites adicionados de inóculos e que sofrem uma fermentação ácido lática. Quer aprender sobre a fabricação desse produto? Acesse!
Existem alguns fatores que são determinantes para a compra de um determinado produto de origem animal por parte dos consumidores. Esses fatores precisam ser levados em consideração por todos aqueles que trabalham com produção e venda desses produtos.
Dentro do processamento que o leite sofre na indústria antes de chegar ao consumidor estão os tratamentos térmicos, que servem para garantir a oferta de um produto seguro, livre de microrganismos e que não causem doença a quem consome. O leite pode ser pasteurizado ou esterilizado. Você sabe a diferença entre esses tipos de tratamento?
Os produtos lácteos informais são aqueles comercializados sem nenhum tipo de inspeção. A população os enxerga com naturalidade e na maioria das vezes não sabe que esse comércio é proibido por lei por representar riscos à saúde pública.
A fermentação de alimentos está "retornando" aos mercados ocidentais com uma demanda crescente apoiada pela percepção do consumidor por um método de preservação de alimentos considerado "natural" e "saudável". Mas afinal, o que são os leites fermentados?
Você conhece as tecnologias de leite e derivados lácteos? Sabe como o leite UHT, o leite em pó, a manteiga, e até mesmo o sorvete, são produzidos? Neste curso, o Prof. Dr. Rafael Fagnani, da UNOPAR, explica em detalhes todas as etapas produtivas. Confira!
Para quem deseja atuar na cadeia produtiva do leite, é fundamental conhecer esta ferramenta, uma vez que é uma exigência em laticínios sob SIF.
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP