AgriPoint apoia campanha Outubro Rosa
Postado em: 19/10/2017 | 2 min de leitura
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Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e o seu símbolo é um laço rosa.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, neste ano, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período.
Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de ‘empoderamento’ da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia e a ida ao médico, por exemplo.
O número de mamografias no Brasil cresceu 37% entre os primeiros semestres de 2010 e 2016. O volume de exames feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 1,6 milhão para 2,2 milhões no período. Na faixa etária de 50 a 69 anos, considerada prioritária, o alcance foi ainda maior (64%), saindo de 854 mil para 1,4 milhão de mamografias.
Na comparação com anos fechados, o aumento foi de 36% entre 2010 (3 milhões) e 2015 (4,1 milhões). Já as mamografias realizadas na faixa etária prioritária aumentaram 61% entre 2010 (1,5 milhão) e 2015 (2,5 milhões). O rastreamento é uma estratégia de detecção precoce utilizada em políticas públicas para populações-alvo específicas a fim de reduzir a mortalidade por uma determinada doença.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou 57 mil casos novos de câncer de mama em 2016. O SUS garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias, desde que exista recomendação médica.
E qual é a história do Outubro Rosa?
O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira ‘Corrida pela Cura’, realizada em Nova Iorque, e desde então, ela é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Atualmente, o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo, inclusive vários monumentos são iluminados com a cor rosa, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, neste ano, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período.
Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de ‘empoderamento’ da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia e a ida ao médico, por exemplo.
O número de mamografias no Brasil cresceu 37% entre os primeiros semestres de 2010 e 2016. O volume de exames feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou de 1,6 milhão para 2,2 milhões no período. Na faixa etária de 50 a 69 anos, considerada prioritária, o alcance foi ainda maior (64%), saindo de 854 mil para 1,4 milhão de mamografias.
Na comparação com anos fechados, o aumento foi de 36% entre 2010 (3 milhões) e 2015 (4,1 milhões). Já as mamografias realizadas na faixa etária prioritária aumentaram 61% entre 2010 (1,5 milhão) e 2015 (2,5 milhões). O rastreamento é uma estratégia de detecção precoce utilizada em políticas públicas para populações-alvo específicas a fim de reduzir a mortalidade por uma determinada doença.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou 57 mil casos novos de câncer de mama em 2016. O SUS garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias, desde que exista recomendação médica.
E qual é a história do Outubro Rosa?
O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira ‘Corrida pela Cura’, realizada em Nova Iorque, e desde então, ela é promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Atualmente, o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo, inclusive vários monumentos são iluminados com a cor rosa, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro.
A Equipe AgriPoint apoia a causa e está engajada nesta campanha! Mulher, previna-se!