Suas ovelhas estão preparadas para o parto?
Postado em: 25/08/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
Você tem suas ovelhas preparadas nutricionalmente para o parto e a lactação? Aprenda a estabelecer um plano de nutrição no início da temporada para que você possa diminuir os problemas com suas ovelhas mais tarde.
Duas fases do ciclo biológico da ovelha requerem consideração dietética especial quando se trata de parto:
- A primeira fase é as últimas quatro a seis semanas de gestação, quando ocorre 70% do crescimento fetal do cordeiro. No final do período de gestação, as ovelhas requerem uma quantidade significativamente maior de energia e proteína na dieta do que no início da gestação. Um bom plano de nutrição aqui ajudará a garantir que cordeiros fortes e saudáveis ??tenham parto mais fácil e tenham um bom começo de vida. Ovelhas em más condições nutricionais são mais suscetíveis à toxemia da gravidez e podem ter cordeiros mais fracos e mais leves a ponto de diminuir a taxa de sobrevivência dos cordeiros.
- A segunda fase do ciclo biológico da ovelha para consideração nutricional é durante a lactação, especialmente durante as primeiras seis a oito semanas após o parto, quando a produção de leite é alta. Este é o momento em que a ovelha tem maiores necessidades de nutrientes para energia e proteína.
Além disso, o tamanho e a produtividade de suas ovelhas também influenciam os requisitos. Ovelhas maiores gestando gêmeos requerem mais nutrientes do que ovelhas menores carregando um único cordeiro. Ovelhas que amamentam gêmeos precisam de mais nutrientes porque produzem de 20% a 30% mais leite do que as ovelhas que amamentam um único cordeiro.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Nutrição de matrizes ovinas. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Nutrição de matrizes ovinas. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Quanto você deve alimentar suas ovelhas e quando?
Embora as pastagens do início da primavera possam ser agradáveis ??e verdes, com alta qualidade nutricional, a quantidade presente provavelmente será escassa. Consequentemente, a alimentação disponível no pasto pode ser muito baixa para atender às demandas da ovelha.
Muitas vezes, o feno de pastagem sozinho não contém concentração suficiente de nutrientes para a ovelha. O feno de capim de baixa qualidade não atende às necessidades de energia e proteína das ovelhas durante vários segmentos do ciclo de produção.
Uma vez que os exemplos de forragem usados ??aqui não correspondem aos requisitos da ovelha, a suplementação seria necessária para uma produção ideal. Por exemplo, uma ovelha de 65 quilos comerá cerca de 2 quilos de ração por dia com uma dieta no final da gestação. Para uma safra de cordeiros de 130% a 180%, ela precisaria de uma dieta com 65% de nutrientes digestíveis e 11,3% de proteína bruta. Isso poderia ser feito usando 1 quilo de feno de baixa qualidade, 0,5 quilo de milho e 0,5 quilo de ervilhas.
A entrega dos cordeiros deve começar a aproximadamente 142 dias a partir da criação da ovelha. Faça uma contagem regressiva de 28 a 42 dias (quatro a seis semanas) para saber a data em que você precisa para começar a introduzir essa dieta aos poucos. Mudanças rápidas na dieta podem causar problemas digestivos.
Após o parto, mova a ovelha para alimentação completa (2,7-3 quilos) de uma dieta contendo 65% de nutrientes digestíveis totais e 15% de proteína bruta (ao amamentar gêmeos). Um exemplo de dieta que atenderia a esse requisito poderia ser 1,8 quilos de feno de alfafa de qualidade moderada e 1 quilo de milho inteiro. Alternativamente, você pode alimentar 1,8 quilos de feno de capim de boa qualidade e 1,3 quilos de grãos (50% milho e 50% ervilhas).
As mães com cordeiros precisam de requisitos adicionais para seu próprio crescimento e podem se beneficiar ao serem alimentadas como um grupo separado, se as circunstâncias permitirem. À medida que a quantidade de capim aumenta em seu pasto, você pode diminuir a quantidade de ração suplementar oferecida às ovelhas, eventualmente contando apenas com grama.
Lembre-se de permitir que a pastagem tenha um bom início de crescimento, sem superpovoamento ou começando a usá-la muito cedo. Não se esqueça de oferecer uma mistura de sais minerais feitos especialmente para ovelhas. Você também deve considerar outras práticas de pré-parto, como vacinação contra enterotoxemia, tratamento de parasitas internos, poda dos pés e tosquia ou marcação de ovelhas. Além disso, prepare o galpão de parto e verifique os suprimentos e equipamentos.
* Baseado no artigo Nutrition for lambing, do The Sheep Site.
* Baseado no artigo Nutrition for lambing, do The Sheep Site.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: