Resistência e tolerância de plantas daninhas a herbicidas
Postado em: 07/07/2022 | 2 min de leitura
Escrito por:
Plantas daninhas são aquelas que interferem no crescimento das lavouras cultivadas, de forma persistente, atuando negativamente nas atividades humanas, sendo consideradas como plantas indesejadas. Este tipo de planta costuma crescer em condições adversas, como ambientes secos ou úmidos, com temperaturas baixas ou elevadas e variados tipos de solos.
As plantas daninhas apresentam capacidade de produzir sementes viáveis em grande quantidade, com várias formas de dispersão, além de poderem apresentar resistência ao ataque de pragas e doenças. Dessa forma, as plantas daninhas podem afetar negativamente a atividade agrícola, mas também, causar perdas em pastagens, reduzindo sua produtividade.
Uma das formas de controlar as plantas daninhas é através do uso de herbicidas. Porém, existe a possibilidade de essas plantas desenvolverem resistência ou tolerância a essas substâncias químicas. A resistência de plantas daninhas aos herbicidas é uma importante preocupação e um desafio para o setor agropecuário, pois pode levar a perdas na produtividade e ao aumento nos custos de controle.
Leia mais: Plantas daninhas em pastagens: por que é tão importante controlar?
Leia mais: Plantas daninhas em pastagens: por que é tão importante controlar?
Resistência x tolerância
A resistência é a capacidade adquirida de uma planta em sobreviver a determinados tratamentos herbicidas que, em condições normais, controlam os integrantes da população. Ela pode ser causada por mutações ou pela presença de genes pré-existentes.
Assim, a resistência é uma habilidade herdada de uma planta em sobreviver e reproduzir-se após a exposição a dose de herbicida normalmente letal (dose registrada, constante na bula) para a população natural.
Existem dois tipos de resistência:
- Resistência cruzada, que é aquela que ocorre quando biótipos de plantas daninhas são resistentes a dois ou mais herbicidas, devido a um só mecanismo de resistência, portanto, resistente a todos os herbicidas que apresentam um mesmo mecanismo de ação.
- Resistência múltipla, que é aquela que ocorre quando um indivíduo possui um ou mais mecanismo de resistência distintos que conferem o comportamento resistente a herbicidas com mecanismo de ação diferenciado.
A tolerância, por sua vez, é uma característica inata da espécie em sobreviver a aplicação de herbicidas na dose recomendada, que seria letal a outras espécies, sem alterações marcantes em seu crescimento e desenvolvimento. É uma característica que existe nas plantas antes mesmo da primeira aplicação do herbicida.
Leia mais: Plantas daninhas: efeitos na formação da pastagem
Leia mais: Plantas daninhas: efeitos na formação da pastagem
Fatores que favorecem o surgimento da resistência
Alguns fatores podem favorecer o surgimento da resistência a herbicidas:
- Pressão de seleção, causada pela aplicação de um mesmo herbicida ou de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação de forma repetida ou por doses muito altas;
- Características relacionadas à planta daninha, como por exemplo, alta variabilidade genética, ciclo curto, alta produção de sementes;
- Características relacionadas aos herbicidas, como por exemplo, persistência prolongada, único mecanismo de ação, especificidade, ação folhar;
- Características relacionadas às práticas de cultivo, como por exemplo, a monocultura.
Estratégias para o manejo da resistência de plantas daninhas a herbicidas
Algumas estratégias podem ser utilizadas para reduzir a resistência das plantas daninhas a herbicidas, como:
- Uso de rotação de culturas;
- Manejo apropriado dos herbicidas;
- Uso de equipamentos limpos para prevenir a disseminação de sementes;
- Seguir as instruções da bula com relação a dose e época de aplicação;
- Utilizar outros métodos de controle, além do uso de herbicidas;
- Adoção de cultivares transgênicas;
- Empregar sementes certificadas;
- Utilizar herbicidas não seletivos na pré-colheita;
- Utilizar técnicas de agricultura de precisão para mapear as áreas com a presença de plantas daninhas.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082