Roçada do pasto: você sabe como e quando fazer para obter os maiores benefícios?
Postado em: 15/09/2021 | 1 min de leitura
Escrito por:
Roçar o pasto consiste no corte da planta forrageira existente na área da pastagem pelo homem e não pelo animal através do pastejo. Isso é normalmente feito quando a pastagem “passa do ponto”, o que normalmente acontece quando há baixa taxa de lotação, de forma que o pasto fica subpastejado.
Esse pasto tem baixa qualidade, além de dificultar o consumo pelos animais. Com isso, há queda no desempenho animal e redução na rentabilidade da propriedade. Além disso, esse pasto passado impede a chegada da luz solar até a base do capim, atrapalhando a brotação, reduzindo a produção de forragem. Isso leva à redução na taxa de lotação, reduzindo, também, o desempenho animal.
Dessa forma, fazer a roçada do pasto pode ser muito importante para melhorar o desempenho dos animais e, com isso, a produtividade e o retorno financeiro da propriedade. É preciso saber qual o momento em que é necessário fazer a roçada do pasto e quando essa prática melhora, de fato, os resultados da fazenda.
Para ajudar você a tomar a melhor decisão sobre roçar ou não roçar o pasto, o EducaPoint acaba de lançar o curso Manejo da roçada do pasto. Nesse curso, o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Manoel E. R. Santos, explica tudo o que você precisa saber sobre o manejo da roçada do pasto de forma sucinta e direta ao ponto.
Confira abaixo a apresentação do curso:
Esse curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui e saiba como assinar.
Esse curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui e saiba como assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: