O potencial produtivo de pastagens irrigadas, é determinado por diversas variáveis. Acesse para conhecê-las!
A utilização do sistema rotacionado de pastagens pode trazer muitos benefícios ao sistema produtivo: maior controle sobre o pasto, uniformização do manejo de desfolha, facilidade na adubação e manejo das áreas em descanso; proporcionando assim maior eficiência do sistema como um todo. Para obter estes benefícios, é necessário conhecer e executar de forma eficiente as práticas de manejo recomendadas.
Inoculantes bacterianos são aditivos utilizados na confecção de silagens com o objetivo de reduzir perdas, corrigindo alguma 'falha' que o alimento tenha, tais como fermentação imprópria e susceptibilidade à deterioração. Atualmente, há 3 classes de inoculantes: i) os homofermentativos, ii) os heterofermentativos e iii) o combo.
A irrigação é uma tecnologia que permite produzir forragem de forma mais constante e controlada.
A irrigação por pivô central tem sido utilizada em muitos sistemas de produção de leite baseados em pastagens. Vários são os motivos desta escolha, mas o objetivo final é sempre produzir forragem de boa qualidade e em quantidade suficiente para a alimentação do rebanho.
A irrigação é uma tecnologia que permite produzir forragem de forma mais constante e controlada, minimizando as oscilações nos sistemas pecuários baseados em pastagens - tanto em produção de leite, como de carne.
Com a evolução das tecnologias de colheita, novas opções para utilização do milho estão surgindo no mercado e é preciso conhecê-las para decidir qual trará melhores resultados. A capacidade de colher a planta de milho de forma fracionada permite a produção de outros produtos, como: earlage, snaplage, toplage e stalklage. Saiba mais!
Para obter sucesso em sistemas de produção de pastagens é fundamental que práticas de correção e adubação do solo sejam aplicadas de maneira eficiente. O correto manejo de solo, além de garantir maior produtividade do pasto, é uma das práticas que garante sua perenização, evitando a degradação, situação muito comum em pastagens mal manejadas por longos períodos de tempo.
A disponibilidade de pastagens é um dos fatores responsáveis pela sazonalidade da produção pecuária. A alimentação volumosa compõe grande porcentagem da dieta dos animais, e garantir forragem em quantidade e qualidade adequadas, ao longo de todo o ano, é um grande desafio para os produtores.
Qual o pecuarista que nunca teve dúvidas ou quis saber mais sobre o manejo de pastagens? Pensando nisto, o EducaPoint trouxe em sua programação alguns grandes especialistas em manejo de pastagens.
Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados CNPJ 08.885.666/0001-86 Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP