Três dicas para melhorar a nutrição de vacas em sistema de cria
Postado em: 07/04/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
Invista na nutrição do seu rebanho e suas vacas irão recompensá-lo. Se o seu programa de nutrição não atende às necessidades do gado, você pode deixar o desempenho e, em última análise, o lucro na mesa. Frequentemente, as forragens deixam de fornecer toda a nutrição de que o gado precisa para prosperar.
Confira 3 dicas para melhorar seu programa de nutrição de gado:
1. Investir agora paga dividendos depois
A base de qualquer programa de nutrição de gado é mineral. Fornecer ao gado um mineral de alta qualidade ajuda a manter um escore de condição corporal (ECC) consistente durante todo o ano para maior sucesso reprodutivo.
Existe uma forte correlação entre os resultados de reprodução e a lucratividade. Mais vacas criadas se traduz em mais bezerros nascidos, o que significa mais bezerros desmamados e mais quilos para vender. Se você conseguir mais bezerros no chão, isso significa mais dinheiro potencial no seu bolso.
Os alimentos básicos parecem muito mais baratos, mas quando você olha para o total de dólares, a nutrição de alta qualidade é mais econômica e pode se pagar por si mesma.
=> Se quiser aprender mais sobre o tema, acesse o conteúdo completo do curso Efeitos da nutrição na reprodução de bovinos de corte. Você pode adquirir cursos individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
2. Concentre-se nos momentos-chave
A qualquer momento, uma vaca produtiva está comendo por dois ou três. Ela provavelmente foi emprenhada, está grávida de um feto e ainda pode estar amamentando um bezerro. Os nutrientes que o bezerro recebe no útero e ao lado podem afetar suas futuras habilidades reprodutivas.
Coletar pontuações de condição corporal da vaca com frequência e durante momentos críticos, como parto e recria, pode ajudar a determinar as necessidades nutricionais do rebanho em tempo real. Ajustar a nutrição em tempo real para manter os escores de condição corporal (ECC) pode ajudar a proteger o futuro potencial reprodutivo de seu rebanho.
Agir com base nos dados do ECC é vital porque agir de outra forma pode custar caro. Por exemplo, vacas com um ECC de 3 no parto precisam ganhar mais de 1,3 quilos por cabeça por dia para estar com um ECC de 5 antes do emprenhar. Além disso, ela provavelmente está amamentando um bezerro, o que torna isso ainda mais difícil e caro de fazer na maioria das condições do mundo real.
3. Diminua as janelas
Um bom ECC (6) pode diminuir o intervalo pós-parto, então as vacas emprenham mais cedo na estação de monta. Uma mudança de ponto único no ECC afeta o retorno ao estro e a confirmação da prenhez.
Para um rebanho de 100 vacas, uma queda de um ponto de ECC 6 a 5 pode equivaler a cerca de 25 bezerros nascidos mais tarde ou não nasceram porque a nutrição caiu após o parto. Os bezerros nascidos mais tarde resultam em menos peso ao desmame.
O sucesso da cria está intimamente ligado a quando a vaca volta a emprenhar.
A maior mensagem para levar para casa?
Use um programa de nutrição de alta qualidade no qual você não precise pensar muito. Dessa forma, você pode se concentrar nas outras áreas do seu negócio. Além disso, prepare suas vacas para o sucesso com um bom programa de nutrição durante todo o ano. Nunca deixe suas vacas terem um dia ruim.
* Baseado no artigo Three Tips to Improve Cattle Nutrition, de John Maday.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: