4 dicas para iniciar bezerros desmamados na alimentação em confinamento
Postado em: 16/09/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
O manejo adequado durante a fase de recebimento é fundamental para a saúde geral e o desempenho de longo prazo do gado no confinamento. Os bezerros recém-desmamados enfrentam o estresse da separação da vaca, privação de alimento e água durante o transporte e adaptação ao ambiente de confinamento. Esteja os bezerros sendo introduzidos em um programa de criação ou terminação, a implementação de práticas de manejo de baixo estresse para garantir que esta seja uma transição suave para os bezerros que chegam torna-se uma grande prioridade.
Aqui estão quatro dicas para a transição bem-sucedida de bezerros desmamados para o cocho de alimentação:
1. Água
Considerando que a ingestão de água influencia fortemente a ingestão de ração, os bezerros devem ter acesso ilimitado a água limpa. Alguns bezerros beberam apenas água de tanques, então eles não reconhecerão bebedores automáticos. É preciso ativamente promover a ingestão de água pelos bezerros.
2. Entregas de ração
Além de fornecer feno antes da chegada, uma ração mista deve ser introduzida lentamente e aumentada gradualmente ao longo de um período de algumas semanas.
Fornecer uma ração mista com cerca de 0,75% do peso corporal com base na matéria seca para a entrega da ração no primeiro dia e trabalhar progressivamente até 2,5% do peso corporal dentro de 14 - 28 dias é uma estratégia eficaz.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Terminação de bovinos em confinamento. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Terminação de bovinos em confinamento. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
3. Composição da dieta
Como a ingestão é relativamente baixa durante a fase de recebimento, a dieta deve ser formulada com alimentos saborosos e de alta qualidade. As dietas recebidas devem ser pobres em amido e consistir em fontes de fibra altamente digeríveis. Evite fornecer alimentos baratos ou subprodutos que variam em composição. A inclusão de silagem nas dietas dos primeiros dias no confinamento deve ser limitada, pois, não é um alimento familiar para bezerros e pode levar a problemas de clostrídios.
Os bezerros não toleram fontes de nitrogênio não proteicas, como a ureia. Fontes de proteína vegetal, como farelo de soja, farelo de canola ou farelo de semente de algodão, são os preferidos. Vitaminas e oligoelementos, como vitaminas A e E, zinco e cobre, desempenham um papel importante na função imunológica e devem ser fornecidos em níveis apropriados para bezerros estressados.
4. Processamento
Com relação ao tempo de trânsito, permita que os bezerros descansem antes do processamento. É bem sabido que a vacinação de bezerros estressados resulta em uma resposta vacinal pobre. Pratique o manejo de gado de baixo estresse em todos os momentos e use instalações de trabalho adequadas para o processamento de bezerros.
O desenvolvimento de um protocolo de recebimento pode ajudar as operações de confinamento a se preparar melhor para os bezerros que chegam. Trabalhe em estreita colaboração com seu nutricionista para garantir que as dietas recebidas atendam aos requisitos de bezerros recém-desmamados. O manejo adequado do cocho não apenas é um componente-chave para iniciar os bezerros com eficiência na alimentação, mas também manter a ingestão desejada durante todo o período de alimentação.
O manejo durante a fase de recebimento não deve ser negligenciado, pois, define o cenário para o desempenho de longo prazo do gado em confinamento.
* Baseado no artigo Starting Newly Weaned Calves on Feed, de Erin Laborie, Nebraska Extension Educator.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: