Trabalha com cria? Pense mais do que apenas no mercado de bezerros!
Postado em: 10/09/2021 | 4 min de leitura
Escrito por:
Como produtor de bezerros, você tem questões mais importantes a resolver do que se preocupar se seus bezerros estão no topo do mercado. Claro que isso é importante, mas não se limite a sentar e esperar que as coisas aconteçam. O mercado sempre será arriscado e sempre terá altos e baixos. Não dependa dos altos preços de mercado para obter lucro! Você precisa assumir o controle de seu próprio negócio e se proteger do risco de mercado.
Os fatores a seguir têm muito mais impacto em seus resultados financeiros do que os preços do gado.
Pare o paradigma de produção máxima
Nos últimos 50 anos, na indústria de carne bovina, temos operado sob o paradigma de “criar os maiores bezerros, o mais rápido, não importa o que você tenha que fazer”. Estamos quebrando e perdendo fazendas mais rápido do que nunca. Se o desempenho animal máximo baseado em informações fosse realmente a resposta, todos nós deveríamos ser ricos agora.
Custos baixos superam o mercado
Nos últimos 50 anos, o preço dos insumos da pecuária aumentou quatro vezes mais rápido que o do gado. O custo de criar um bezerro dobrou apenas nos últimos 15 anos. Esta estatística vem da Pharo Cattle Company citando o banco de dados de Análise de Desempenho Padronizado e outras fontes. Essa tendência não mostra sinais de reversão.
Você tem que aprender a manejar o gado sem insumos ou com insumos muito baixos. Como? Aprenda primeiro sobre a saúde do solo porque o pasto e a saúde animal são construídos sobre ele. Solos biologicamente ativos cultivam forragens densas em nutrientes, que fornecem ao gado os nutrientes de que precisam para um crescimento econômico e força imunológica. Os bovinos selvagens prosperaram dessa maneira por milhares de anos sem intervenção humana. Então, começamos a interferir na seleção natural e a manter a genética fraca em produção. Agora, o gado moderno regularmente cai de cara sem os nossos mimos.
Coloque seu rebanho de volta em seu ambiente natural, em pastagens ativamente manejadas, em sua dieta fisiologicamente ditada (forragens), e isso exigirá que você mude para uma genética de produção moderada com excelente função endócrina, capacidade de carne e fertilidade.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Buscando eficiência na atividade de cria. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Buscando eficiência na atividade de cria. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Pare de perseguir prêmios
Em algum lugar ao longo da linha, os produtores de bezerros começaram a permitir que os confinamentos e os frigoríficos ditassem suas decisões. Se você pode ganhar mais dinheiro produzindo algo que não agrada ao mercado de commodities, faça isso e encontre outro mercado.
Cortar suas despesas em 10% tem um efeito maior em seus resultados financeiros do que gerar 10% mais receita, disse o falecido fazendeiro e escritor do Colorado, Chip Hines. Quando você enche o gado de insumos tentando obter 50 quilos a mais em um bezerro, esses 50 quilos são geralmente vendidos por menos do que realmente custam para engordar. Isso foi demonstrado por pesquisas em várias universidades.
Faça a abordagem oposta. Concentre-se em cortar custos e ignorar as opiniões dos vizinhos, não em extrair mais receita de cada bezerro. Pense no seguinte: se você ganhar $ 100 a menos por um bezerro, ainda estará à frente se conseguir manter o custo $ 200 mais barato durante o ano!
Taxa de lotação econômica ótima
Estar com excesso de estoque e ter que trazer ração, ou estar com falta de estoque e deixar recursos comprados e pagos sem uso são ambos ruins. A taxa de lotação certa para sua operação é aquela em que sua margem bruta por hectare é a mais alta, de acordo com Jim Gerrish, consultor de pastagem de longa data e proprietário da American Grazinglands Services. A margem bruta é a receita de vendas menos os custos diretos/variáveis e exclui os custos indiretos. A margem bruta por hectare é a resposta dividida pelo número de hectares usados para produzir essa receita de venda. Use todo seu pasto!
Atente-se à depreciação das vacas
Além da depreciação do equipamento, a depreciação das vacas é um dos maiores custos para uma operação de criação de bezerros. Muitos nem mesmo controlam isso. É geralmente afirmado que uma vaca precisa ter de três a seis bezerros antes de você recuperar o custo de criá-la ou comprá-la. Mas apenas 25% das vacas da maioria das fazendas conseguem passar de três a quatro bezerros.
Para piorar a situação, uma vaca perde valor rapidamente todos os anos, por volta dos 5-6 anos de idade. Então, à medida que ela envelhece, mais e mais da receita da venda de seu bezerro vai para apenas lutar contra a perda de valor de sua mãe anualmente. Tentar obter 15 bezerros de vacas avós não funciona com frequência suficiente para adotá-la como uma estratégia econômica, a menos que você os compre após depreciados. Em vez disso, uma alternativa é manter todas as suas novilhas e vender todas as vacas quando chegarem aos 4-6 anos, no pico de seu valor.
Além disso, mantenha o desenvolvimento das novilhas e os custos anuais da vaca no mínimo. Não mantenha animais não produtivos em busca de altas taxas de concepção. Elimine os que não podem produzir sem muletas em um canal de valor agregado. Com tempo, você construirá um rebanho resiliente que não precisa de grandes aportes de seu dinheiro para produzir.
* Baseado no artigo Think about more than the calf market, de Meg Greski.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: