Mineralização do gado de corte: o que você precisa saber
Postado em: 30/12/2020 | 1 min de leitura
Escrito por:
Na produção animal, a alimentação é o setor responsável pelos principais gastos de produção, podendo chegar até 70% do custo total. Dentre os diversos nutrientes que precisam ser fornecidos ao bovino de corte estão os minerais.
Os minerais são elementos inorgânicos, que apresentam sua composição química bem definida. No organismo, os minerais podem ser combinados com outras moléculas orgânicas, como as enzimas, os hormônios, as proteínas e os aminoácidos.
Os minerais são necessários para o organismo animal e são classificados de acordo com sua necessidade em macroelementos e microelementos. Os macroelementos são exigidos pelo organismo animal em maior quantidade, enquanto os microelementos são exigidos em menor quantidade, sendo ambos são fundamentais.
Os minerais possuem diferentes funções. Muitas vezes, um mineral desempenha mais de uma função e o consumo excessivo pode causar toxidez. Portanto, para evitar gastos com suplementos minerais desnecessários, é preciso conhecer as condições sob as quais poderá haver a falta de um ou mais minerais e também corrigir estas deficiências. O suplemento com minerais desnecessários, não é apenas um desperdício de dinheiro, mas pode ser até ser tóxico ao animal.
Pensando justamente na importância dos minerais na alimentação de bovinos de corte e no fato de que essa classe de nutrientes nem sempre recebe a atenção necessária, o EducaPoint acaba de lançar o curso Mineralização do gado de corte.
No formato Direto ao Ponto, o curso é ministrado pelo Técnico em Agropecuária, Ronan de Pádua, que explica de forma direta os pontos mais importantes que você precisa saber sobre os sais minerais na pecuária.
O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui para saber como assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Fonte consultada:
Minerais na alimentação animal, de Bruno Marcos Nunes Cosmo e Tatiani Mayara Galeriani, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp (https://www.fcav.unesp.br/Home/ensino/departamentos/cienciasdaproducaoagricola/laboratoriodematologia-labmato/revistaagronomiabrasileira/rab202011.pdf)
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: