Vacas magras precisam ser observadas com cuidado
Postado em: 17/02/2021 | 2 min de leitura
Escrito por:
Apesar de muita gente estar lutando para perder os quilinhos a mais adquiridos no final do ano, buscando ter um corpo mais magro, isso não é uma boa ideia para vacas, especialmente aquelas que farão o parto em apenas algumas semanas.
De acordo com especialistas, vacas magras têm uma necessidade maior de manutenção no inverno do que vacas em condições adequadas, porque têm que trabalhar mais para se manter aquecidas. Além disso, vacas magras sofrem grandes consequências no momento em que há grande aumento de demanda de energia próximo ao parto.
Para avaliar o rebanho, a recomendação é que os produtores verifiquem as vacas periodicamente e até mesmo tirem fotos do rebanho para ajudar a monitorar as mudanças ao longo do tempo. Em qualquer grupo, espera-se alguma variação na condição, mas o ideal é que quase todas as vacas estejam em uma condição corporal moderada.
Caso o produtor perceba que há vacas magras no rebanho, pode precisar avaliar a situação mais para ver se há um padrão relacionado à sua idade ou acesso à alimentação. O número de vacas magras no rebanho aumentará se, por exemplo, elas não tiverem acesso adequado ao cocho, por competição com outros animais ou outros motivos, e não receberem a suplementação de proteína de que precisam. Se não houver espaço adequado no cocho, as vacas grandes empurrarão as vacas menores e mais magras que realmente precisam da alimentação. A quantidade de cocho necessária dependerá do tipo de alimento fornecido e da rapidez com que os animais o consomem.
=> Quer mais informações sobre nutrição de bovinos de corte? Acesse o conteúdo completo do curso Efeitos da nutrição na reprodução de bovinos de corte. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Quando melhorar a condição, quando descartar
Uma vez que os produtores determinem porque algumas das vacas estão magras, eles podem precisar tomar decisões sobre descartar esses animais ou formar um plano para melhorar as condições às vacas.
O produtor deve identificar os pontos comuns dos animais problemáticos e isso determinará as melhores estratégias de manejo para corrigi-los, além de oferecer conhecimento para o futuro.
Recomenda-se segregar as vacas magras. Agrupar as vacas magras pode ser uma ferramenta poderosa para dar-lhes a ração extra de que precisam antes da estação de parto.
É importante considerar em qual momento a vaca está da gestação ao propor o plano de suplementação. Quanto mais se aproximam do parto, maior a demanda nutricional. O ideal é fazer com que as vacas ganhem peso em um período que antecede o parto, quando a demanda nutricional não é tão grande.
Aconselha-se que os produtores calculem os dias até o parto para descobrir o ganho necessário.
O importante é fazer as contas para o seu rebanho e então descobrir se são apenas alguns indivíduos que precisam ganhar peso ou o grupo inteiro, porque essa resposta mudará drasticamente a decisão que você toma e quais opções estão disponíveis.
* Baseado no artigo Thin cows need to be watched carefully, do Kansas State University’s Beef Cattle Institute.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: