Conhecendo os 3 estágios do parto
Postado em: 02/03/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
Todos os anos, no início, é hora de revisar e preparar a estação mais importante em qualquer operação pecuária. Seja qual for seu programa reprodutivo, uma maior compreensão do processo de parto é útil. Quanto mais entendermos sobre a fisiologia do processo, maior será a probabilidade de tomarmos decisões acertadas sobre o fornecimento de assistência. O parto geralmente ocorre em três estágios.
Estágio 1: O primeiro estágio do parto é a dilatação do colo do útero. O colo do útero normal é bem fechado até que o tampão cervical esteja completamente dissolvido. No estágio 1, a dilatação cervical começa cerca de 2 a 24 horas antes do término do parto (2 a 6 horas seria o mais comum). Durante esse tempo, o “bloqueio de progesterona” não está mais presente e os músculos uterinos estão se tornando mais sensíveis a todos os fatores que aumentam a taxa e a força das contrações. No início, as forças contráteis influenciam principalmente o relaxamento do colo do útero, mas a atividade muscular uterina ainda é bastante tranquila.
É provável que o estágio 1 passe completamente despercebido, mas pode haver algumas diferenças de comportamento, como isolamento ou desconforto. No final do estágio um, podem ocorrer mudanças comportamentais, como elevação da cauda, mudanças na cauda e aumento da secreção mucosa. Além disso, o relaxamento (amolecimento) dos ligamentos pélvicos perto das pinças pode se tornar visualmente evidente, dando uma aparência “afundada” em cada lado da cauda. A verificação da dilatação cervical completa é importante antes de tentar a extração forçada do bezerro.
Estágio 2: O segundo estágio do parto é definido como o parto do recém-nascido. Começa com a entrada das membranas e do feto no canal pélvico e termina com o nascimento completo do bezerro. Portanto, o segundo estágio é aquele no qual realmente estamos interessados. É aqui que encontramos toda a ação.
Clinicamente, e do ponto de vista prático, definiríamos o início do estágio 2 como o aparecimento de membranas ou bolsa d'água na vulva. Os textos tradicionais, fichas técnicas, revistas e outras publicações que lemos afirmam que a fase 2 em bovinos dura de 2 a 5 horas.
=> Se quiser aprender mais sobre o processo de parto, acesse o curso Entendendo o processo de parto para evitar problemas. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Dados da Oklahoma State University (Putnam, et al. 1985) e da estação experimental USDA em Miles City, Montana (Doornbos, et al., 1984) indicariam que o estágio 2 é MUITO mais curto. Nesses estudos, a assistência era dada se o estágio dois progredisse mais de duas horas após o aparecimento da bolsa d'água na vulva. O interessante sobre os dados é que as novilhas parindo sem assistência o fizeram em cerca de uma hora após o início do estágio dois, e vacas maduras pariram em média 22 minutos após o início do estágio dois. Aquelas que demoraram mais precisaram de assistência.
Esses e outros dados indicariam que o estágio normal dois do parto seria redefinido como aproximadamente 60 minutos para novilhas e 30 minutos para vacas adultas. Em novilhas, não apenas a abertura pélvica é menor, mas também o tecido mole nunca foi expandido. As vacas mais velhas já tiveram partos antes e o nascimento deve ser bem rápido, a menos que haja alguma anormalidade, como bezerro muito grande, bezerro para trás, perna para trás ou gêmeos. Se a vaca ou novilha está progredindo bem, permita que ela continue por conta própria. Conheça suas limitações. Procure ajuda veterinária profissional em breve se você encontrar um problema que não pode ser resolvido facilmente em minutos.
Estágio 3: o terceiro estágio do parto é a eliminação da placenta ou das membranas fetais. Em bovinos, isso normalmente ocorre em menos de 8 a 12 horas. As membranas são consideradas retidas se após 12 horas não tiverem caído. Anos atrás, considerava-se necessário remover as membranas manualmente. A pesquisa mostrou que a remoção manual pode ser prejudicial à saúde uterina e às taxas de concepção futura. A administração de antibióticos geralmente protege contra infecções e a placenta se desprende em 4 a 7 dias. Entre em contato com seu veterinário para o tratamento adequado de retenção de placenta.
* Baseado no artigo The 3 Stages of Parturition (Calving), de Glenn Selk.
* Baseado no artigo The 3 Stages of Parturition (Calving), de Glenn Selk.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: