Como fazer a correta leitura do cocho de bovinos confinados?
Postado em: 03/08/2018 | 2 min de leitura
Escrito por:
A recria ou terminação de bovinos em confinamento demanda alguns cuidados importantes para que os animais alcancem o ganho de peso desejado, no período de tempo esperado. Além dos aspectos relacionados ao ambiente e à sanidade dos animais, o manejo da alimentação nesse sistema impacta diretamente os resultados.
Por isso, avaliar o consumo de alimentos pelos animais em confinamento é fundamental. Uma dica importante é realizar de maneira adequada a leitura do cocho.
Por isso, avaliar o consumo de alimentos pelos animais em confinamento é fundamental. Uma dica importante é realizar de maneira adequada a leitura do cocho.
Com relação à análise visual do cocho, confira abaixo uma sequência de exemplos de leitura para averiguar se está adequada, se houve sobra ou se faltou alimento para os animais, verificando se é necessário aumentar, reduzir ou manter a quantidade do fornecimento.
No cocho abaixo, a dieta total tinha sido colocada há cerca de 20 minutos:
Nota-se que o cocho está cheio e os animais estão comendo o alimento. Em um confinamento, há mais de um trato dos animais por dia (2-4 tratos). Assim, o correto é fazer a avaliação de cocho em diferentes ocasiões.
Confira a situação abaixo:
Essa é uma situação em que os animais comeram tudo. O ideal é que reste uma sobra pequena de alimentos. Dessa forma, em uma situação como a da foto, a recomendação é aumentar a quantidade de alimentos em cerca de 300 a 500 gramas de matéria seca por animal por dia, no máximo.
Lembrando que as recomendações não devem contar somente com um dado isolado, de apenas um dia, mas sim, basear-se no histórico de um período, observando-se a forma de evolução desse consumo.
Já na situação abaixo:
Nota-se uma pequena sobra com ingredientes do volumoso, polpa bem aparente, milho em pouca quantidade, mas o alimento não está estragado e nem irá estragar a dieta nova que será colocada, de forma que mantém-se a quantidade de alimento colocada nos dias anteriores.
Ou seja, em uma avaliação de cocho como essa, não há necessidade de alteração no manejo. A quantidade de comida mostra que os animais não chegaram a lamber o fundo do cocho, o que teriam feito caso estivessem querendo comer mais.
Já na leitura de cocho na condição abaixo:
Nota-se uma sobra uniforme, com todos os ingredientes presentes, mas a quantidade está acima do desejado. Nessa situação, a recomendação é que reduzir o fornecimento em 300 gramas de matéria seca por animal por dia e continuar observando o cocho, para ver se há uma redução nas sobras.
Caso tivesse mais alimentos do que a situação acima, o excesso seria muito grande, forçando à limpeza do cocho e desperdício de alimentos. A sobra da situação acima, apesar de estar além do desejado, não há necessidade de limpeza, apenas o ajuste no fornecimento é suficiente.
Confira no vídeo apresentado pelo Dr. Flávio Augusto Portela Santos (professor da Esalq/USP) algumas orientações de como realizar essa análise visual:
Esta videoaula é uma das aulas do curso on-line Manejo da alimentação de bovinos em confinamento, do EducaPoint. Neste curso, o professor Flávio Portela Santos, da Esalq/USP, complementa com demonstrações práticas seu outro treinamento disponível na plataforma (Terminação de bovinos em confinamento).
Participe deste curso online e confira dicas valiosas para um bom manejo alimentar no confinamento! Para isso, assine o EducaPoint.
Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: