Mercado do couro: conheça este importante subproduto!

Postado em: 31/08/2022 | 2 min de leitura Escrito por:
 O couro é a pele do animal que passa pelo curtimento, processo realizado nos curtumes, para que não apodreça após o abate. Assim, pode ser utilizado em diversos produtos, como bolsas, sapatos, cintos, bolas, entre outros. 

No Brasil, são produzidos couros de várias espécies animais, como suínos, caprinos e ovinos, mas o mais utilizado é o bovino devido à maior oferta. O país é um dos maiores produtores de couro do mundo, tendo forte presença nos segmentos moveleiro, calçadista e automotivo.

De acordo com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o país tem 244 plantas curtidoras, 2.800 indústrias de componentes para couro e calçados e 120 fábricas de máquinas e equipamentos. É responsável por gerar 30.000 empregos diretos e movimenta US$ 2 bilhões a cada ano.

A concentração da produção de couro no país segue a distribuição do rebanho bovino, sendo a principal região produtora o Centro-Oeste. Isso acontece pois a pele é um material extremamente perecível e as indústrias precisam ficar próximas aos frigoríficos para que o produto não perca a qualidade.

Mercado mundial de couro


Atualmente, 80% da produção brasileira de couro é destinada ao mercado externo, sendo a China a principal compradora. Segundo o CICB, juntos, China e Hong Kong têm o primeiro lugar como maior importador de couros do mundo. O Brasil atualmente é o maior fornecedor de couros no estágio Wet Blue e de couro Semiacabado para a China.

A Itália é um país de referência mundial no setor de couros, liderando as exportações mundiais e importando couros de diversos países. A produção italiana tem um forte apelo de moda, alta tecnologia e marketing estruturado.

Outro país importante no mercado de couro é os EUA, sétimo maior importador de couros do mundo, com 2,95% de participação de mercado. A maior parte das importações de couros dos Estados Unidos é do tipo acabado, ou seja, com maior valor agregado, em que o Brasil tem potencial expressivo de crescimento.

Outros mercados onde o Brasil pode ganhar relevância cada vez mais são Espanha, México e Vietnã.

Desafios para o mercado de couro brasileiro


O couro tem um mercado consolidado e é um produto utilizado há mais de 7000 anos. Mas, apesar disso, vem sofrendo concorrência com outros produtos, como couros de origem vegetal ou sintéticos. Ainda, a indústria de calçados vem usando cada vez mais algodão, devido ao crescente uso de tênis ao invés de sapatos.

Porém, ainda assim o couro tem um mercado grande, especialmente nos produtos de luxo e acessórios, como cintos, jaquetas e carteiras, devido à sua alta durabilidade.

O couro é um subproduto da indústria frigorífica e seu aproveitamento é benéfico para o meio-ambiente e para a economia do País. Além disso, grande parte do “couro vegano” é oriundo de derivados de petróleo, indicando menor sustentabilidade em relação ao couro propriamente dito.

Além disso, a cadeia produtiva do couro segue parâmetros de sustentabilidade por meio de dois programas de rastreabilidade: Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) e o Leather Working Group (LWG, sigla em inglês).

Esses programas definem padrões ambientais e trabalhistas que os curtumes devem seguir e são uma espécie de "garantia" para os compradores de que o produto respeitou as boas práticas de produção sustentável. A maior parte dos curtumes exportadores do Brasil possui o nível máximo de certificação.
 
 
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