Pecuária 4.0 na Suinocultura

Postado em: 26/08/2022 | 2 min de leitura Escrito por: Luma Maria Souza Machado
O termo pecuária de precisão está relacionado a uma série de ações importantes para a gestão da propriedade, e tem como objetivo tornar a atividade pecuária mais sustentável nas esferas social, econômica e ambiental. Essas práticas envolvem monitorar, modelar e gerenciar a produção animal, inclusive através de tecnologias que acompanham individualmente os animais.

Para garantir um monitoramento contínuo e preciso de cada animal, os produtores precisam de tecnologias confiáveis e acessíveis para facilitar no gerenciamento diário da fazenda. E, é dentro desse contexto, que podemos ressaltar sobre a importância da pecuária 4.0 na suinocultura.

Na fazenda, os dados coletados e registrados automaticamente muitas das vezes não geram informações que podem ser utilizadas pelos suinocultores. Afinal, como utilizar milhares de dados gerados diariamente? Como interpretá-los? Como agir a partir dessa informação?

Fica claro que não basta monitorar o que acontece com os animais, é necessário saber interpretar os dados gerados, caso contrário, há perda de dinheiro. Por isso, o maior desafio da pecuária de precisão é converter a quantidade de dados em informações úteis a fim de auxiliar o produtor nas tomadas de decisão.

A adoção de algumas tecnologias pode, por exemplo, reduzir os custos operacionais com alimentação, medicamentos e energia. Além disso, os pecuaristas podem usá-las para monitorar a saúde e o bem-estar dos animais, fornecendo dados importantes para o gerenciamento da atividade.

Exemplos de tecnologias na pecuária de precisão para suínos

A pecuária de precisão é recente na indústria suína e cada vez mais os produtores estão vendo o potencial dessas tecnologias. Um exemplo seria o monitoramento em tempo real por sensores da quantidade de ração nos comedouros. Com isso, se obtém dados de consumo diário e de conversão alimentar de cada animal.

Ainda, considerando que a maior parte dos custos operacionais vem da alimentação, esse tipo de tecnologia é eficaz para tornar a produção mais lucrativa e rentável.

Outra ferramenta é o monitoramento da sanidade respiratória dos suínos. Os animais acometidos por essas doenças apresentam queda no ganho de peso, o que resulta em perda na produção e na receita para a propriedade.

Dessa forma, monitorar este sinal clínico e identificar quais estão doentes é um diferencial nos resultados finais da produção, uma vez que há a possibilidade de tratá-los precocemente, prevenindo que o lote todo seja acometido.

A engorda, processo final da fase de crescimento, tem como objetivo otimizar o ganho de peso. Para isso, há ferramentas que monitoram o peso dos animais em tempo real e de forma precisa, sem necessitar de mão de obra. O sistema calcula o peso médio e indica através dos dados zootécnicos qual o melhor momento para realizar o abate.

A pecuária de precisão oferece a possibilidade de garantir aos animais um melhor bem-estar e, para os produtores, uma atividade lucrativa, rentável e, acima de tudo, sustentável.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082


Fonte:

VRANKEN, E.; BERCKMANS, D. Precision livestock farming for pigs. Animal Frontiers, Volume 7, Issue 1, January 2017, Pages 32–37. Acesso em 12 de agosto de 2022. Disponível em:

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP