2 melhorias importantes no rebanho leiteiro para promover o bem-estar das vacas
Postado em: 18/05/2021 | 4 min de leitura
Escrito por:
As preocupações com o bem-estar animal estão aumentando em torno da população global, incluindo os consumidores de lácteos Embora o bem-estar das vacas leiteiras continue sendo um tópico importante para pesquisadores em muitas áreas, existem duas melhorias importantes no rebanho leiteiro que podem ser feitas com esse objetivo.
Importância do bem-estar
O bem-estar está relacionado ao estado de saúde da vaca e sua capacidade de lidar com as condições ambientais e agrícolas externas e internas, portanto, a resposta comportamental da vaca a várias circunstâncias, incluindo doenças e nível nutricional. O bem-estar continua sendo uma situação complexa e o bom bem-estar animal está ligado a vacas que estão em boas condições, saudáveis, confortáveis, bem nutridas, seguras e capazes de expressar seu comportamento inato sem sofrer estados negativos, incluindo dor, medo e angústia.
A seleção genética de longo prazo para vacas de alto rendimento afetou o bem-estar, mais provavelmente porque vacas com maior produtividade e intervalos entre partos são mais suscetíveis a doenças metabólicas, mastite, claudicação e suprimento negativo de nutrientes provenientes do aumento de energia, proteína e nutrientes dinâmicos (vitaminas e oligoelementos). Os benefícios de melhorar o bem-estar dos animais de fazenda podem manter ganhos tangíveis na produtividade geral, bem como vantagens competitivas e prêmios de mercado para produtos finais.
=> Aprenda muito mais sobre este tema no curso Bem-estar animal: estratégias de manejo que fazem a diferença na fazenda leiteira. O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui para saber como assinar.
=> Aprenda muito mais sobre este tema no curso Bem-estar animal: estratégias de manejo que fazem a diferença na fazenda leiteira. O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui para saber como assinar.
Melhorar o bem-estar das vacas leiteiras
O estado de bem-estar de um animal pode estar relacionado ao seu comportamento. O conceito de bem-estar animal pode ser dividido em 5 liberdades básicas: ausência de dor - lesões, doenças, desconforto físico e térmico, medo e angústia - bem como ausência de fome, sede e desnutrição. Não há dúvida de que as complexidades do projeto da fazenda, do manejo da fazenda, do estado nutricional e de saúde animal são fundamentalmente essenciais para a promoção do bem-estar animal no rebanho. Especialmente com vacas secas, bons níveis de manejo podem minimizar e, na maioria dos casos, evitar doenças metabólicas enquanto promovem o bem-estar animal na fase de lactação seguinte. Hoje em dia, as doenças metabólicas representam o maior risco financeiro para fazendas leiteiras.
2 melhorias importantes do rebanho leiteiro:
1. Projeto da fazenda e práticas de manejo
A fazenda deve ter espaço adequado para todos os animais de acordo com suas necessidades e tamanho físico, mantendo um ambiente seguro, incluindo superfícies antiderrapantes e sem arestas vivas. As áreas da fazenda também devem ser bem ventiladas com luz solar suficiente e as áreas de repouso devem ter camas secas e confortáveis. Os materiais adicionais usados para a cama devem estar livres de compostos tóxicos e devem absorver umidade. Para sistemas de confinamento, pelo menos uma baia por vaca deve estar disponível, projetado de acordo com a raça e o tamanho do animal. A separação ou isolamento deve ocorrer em um curto prazo e devido a doenças ou ferimentos da vaca. Os bezerros de até 8 semanas de idade devem ser mantidos individualmente em baias individuais de acordo com sua altura, com acesso ilimitado a alimentos e a uma fonte de água limpa.
As práticas de manejo, incluindo operações dolorosas, podem causar problemas de bem-estar significativos, pois estão associadas a altos níveis de estresse e comportamentos anormais das vacas. Algumas práticas, como o corte da cauda, não devem ser aplicáveis em nenhum momento. A castração também é considerada uma operação dolorosa e deve ser realizada apenas por médicos veterinários e sob anestesia. Outra prática de manejo que pode potencialmente melhorar o bem-estar animal é o agrupamento adequado com base na produtividade animal. Isso não apenas ajudará o administrador da fazenda a tomar decisões corretas em relação ao gado, mas as vacas também serão capazes de expressar seu comportamento positivo, minimizar o estresse e evitar o medo crônico, principalmente devido a fenômenos antagônicos devido à hierarquia.
2. Nutrição da fazenda e status de saúde animal
Todos os animais devem ter livre acesso a um suprimento de água sustentável e a uma ração palatável com base em suas necessidades nutricionais, livre de fatores antinutricionais. Muitas vezes negligenciada, a nutrição seca balanceada para vacas, enfatizando os principais aspectos individuais da fazenda (tipo de alimento, agrupamento, uso de ingredientes, etc.), por experiência, pode garantir uma próxima lactação estável e lucrativa para a vaca. É por isso que as visitas técnicas do nutricionista da fazenda devem ser aplicáveis em uma base mensal de verificação cruzada da implementação das rações da fazenda e, claro, da saúde e bem-estar das vacas.
Os registros da fazenda devem ser considerados a maior prioridade para o gerente da fazenda, permitindo a decisão certa no momento certo, criando e desenvolvendo um resultado financeiro correto para a fazenda. Esses registros podem incluir claudicação clínica, mastite clínica (tratada com antibióticos), mortalidade (incluindo natimorto), morbidade e descarte. Animais com problemas graves de saúde devem ser isolados e tratados imediatamente. O status de bem-estar animal pode ajudar ainda mais a minimizar o uso de antibióticos no rebanho. O bem-estar animal desse ângulo pode induzir significativamente menos uso de antimicrobianos no rebanho.
Para concluir, os novos sistemas agrícolas da indústria e projetos de equipamentos devem levar em alta consideração os fundamentos do bem-estar animal, limitando as fontes de estresse e dor para as vacas, garantindo as 5 liberdades, mas o mais importante, favorecendo uma experiência comportamental positiva para os animais através da melhoria de seu ciclo de vida qualidade no rebanho. Também é de extrema importância para todos nós ativos no setor agrícola, treinar gerentes de fazendas leiteiras, promover e aplicar esses princípios em uma fazenda e nas práticas diárias.
* Baseado no artigo Dairy herd improvements to promote cow welfare, de Djionis Savva.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: