3 pontos que você precisa cuidar no programa nutricional da sua fazenda
Postado em: 20/04/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
No centro de qualquer programa de nutrição bem administrado estão estes três componentes:
- Forragem;
- Alimentos encontrados na ração;
- Manejo do cocho.
Os produtores precisam priorizar esses três pontos para construir um programa de nutrição eficiente para seus animais.
Forragem
As forragens de alta qualidade são mais digeríveis e resultam em mais energia disponível para suportar uma maior produção de leite. Além disso, menos grãos precisam ser fornecidos para atender às suas necessidades de energia. Lembre-se de que a energia é o nutriente mais difícil de fornecer às vacas. Com o aumento dos custos da alimentação, a colheita e o armazenamento de forragens de alta qualidade serão extremamente críticos, como sempre, mas especialmente este ano com custos mais elevados de alimentação e fertilizantes.
As forragens devem ser testadas quanto aos seus valores de nutrientes para que a quantidade e a composição apropriadas da mistura de grãos possam ser fornecidas não apenas ao rebanho leiteiro, mas também às novilhas e vacas secas.
Quando se trata de colher silagem, há várias coisas a se ter em mente.
As silagens devem ser ensiladas com 30-38% de matéria seca (ou 62-70% de umidade) e os inoculantes podem ser benéficos dependendo da cultura. As silagens de grãos pequenos estarão na extremidade inferior da faixa, enquanto a silagem de milho estará entre 35 a 38% de matéria seca. Silagens de gramíneas são as que mais se beneficiam com o uso de inoculantes.
=> Se quiser aprender mais sobre o tema, acesse o conteúdo completo do curso Introdução à formulação de dietas para bovinos leiteiros. Você pode adquirir cursos individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
Nutrientes
As forragens são a fonte mais econômica de nutrientes e quanto mais forragens caseiras incluídas nas dietas, mais econômicas podem se tornar as rações.
As vacas precisam de nutrientes, não de ingredientes. Lembre-se de que vários alimentos fornecem às vacas os nutrientes necessários para apoiar a produção de leite, a reprodução, o crescimento das novilhas e a saúde. Assim, algumas economias de custo podem estar disponíveis com ingredientes alternativos para aqueles que não reservaram ração a um custo de grãos estabelecido no ano passado. A chave é encontrar uma combinação que ofereça suporte à saúde e maior receita sobre os custos de alimentação. Assim, o desempenho e a economia de custos são importantes como um pacote, não separadamente.
Manejo do cocho
Um aspecto frequentemente esquecido de um programa de nutrição é a importância do manejo do cocho. No entanto, este aspecto de manejo tem um grande impacto na produção de leite, reprodução e saúde geral das vacas do rebanho de ordenha.
A prioridade deve ser sempre dar às vacas a oportunidade de comer quando quiserem, especialmente aquelas vacas frescas e em início de lactação. Para cada quilo de ração total misturada ou combinação de forragem e grãos equivalente ao encontrado em um TMR que as vacas comem, geralmente energia suficiente é fornecida para sustentar meio quilo de leite. A atenção a todos os detalhes pode ser facilmente esquecida e tida como certa.
Os fatores a serem lembrados incluem:
1) O alimento (não as recusas) disponível na alimentação da manhã e as quantidades de ração são ajustadas para levar em conta as mudanças no tamanho do grupo e no consumo das vacas.
2) O alimento é distribuído uniformemente por todo o comprimento do cocho.
3) As vacas precisam alcançar facilmente o alimento.
4) Os misturadores TMR devem funcionar de modo que a alimentação seja uniformemente misturada e entregue em todo o cocho.
5) As vacas devem receber alimentação fresca ao retornar da ordenha.
6) O cocho deve ser limpo diariamente e há alimento suficiente para que o cocho precise ser limpo.
* Baseado no artigo Know the 3 “F’s” of Your Nutrition Program, de Taylor Leach.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: