4 pontos essenciais que você precisa considerar no piquete maternidade
Postado em: 19/02/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
Para que um bezerro comece da melhor maneira, precisa nascer em um ambiente que permita isso. Para os produtores de leite, isso significa prestar atenção especial ao piquete maternidade - um espaço limpo e confortável para uma vaca dar à luz seu filhote com o mínimo de estresse.
A maior razão pela qual um piquete maternidade bem projetado é tão importante é porque você precisa fornecer conforto e segurança para os animais e para as pessoas que trabalham lá. Também se trata de garantir que você tenha um local bem limpo para o nascimento de um bezerro recém-nascido. O bezerro representa um pouco de investimento, então você quer que ele nasça nas instalações mais limpas que você possa ter.
Um piquete de parto bem planejado dá aos produtores a oportunidade de fornecer o melhor tratamento para a vaca e para o bezerro. Mas o que é necessário para criar o piquete maternidade ideal? Aqui estão algumas coisas a considerar:
Conforto da vaca
O conforto da vaca deve estar sempre à frente na mente de cada produtor, e a maternidade não é exceção.
O parto é uma época muito estressante para uma vaca, então você precisa tentar criar um ambiente tranquilo para o parto e para reduzir o estresse social.
Outro item importante é fornecer uma ampla quantidade cama limpa e seca. A quantidade de cama fornecida deve ser suficiente para fornecer uma superfície almofadada, tração e absorver a urina e fluidos de parto, enquanto fornece às vacas um local confortável para se deitar.
Limpeza
Semelhante ao conforto da vaca, a limpeza do piquete também deve ser a prioridade. Não é possível garantir esterilidade do local, mas é extremamente necessário que esteja limpo. Dessa forma, o piquete precisa ser bem projetado de forma que facilite sua limpeza.
Deve-se manter o mínimo possível de vacas no piquete e ter um local separado para colocar animais doentes e pré-parto para diminuir o risco de propagação de doenças.
Você deve garantir que o piquete esteja o mais limpo possível, para reduzir a carga potencial de patógenos à qual o bezerro será exposto.
=> Quer aprender muito mais sobre temas relacionados a esse? Conheça o curso Entendendo o processo de parto para evitar problemas. Você pode adquiri-lo individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
Acessibilidade
Embora seja fácil se concentrar na construção do piquete maternidade em torno das necessidades da vaca, é importante lembrar as necessidades de seus funcionários e veterinário. O piquete precisa ser projetado de forma a facilitar o trabalho dos funcionários e do veterinário.
É importante não só fornecer um ambiente seguro para a vaca parir, mas também um lugar seguro para você trabalhar. Os funcionários precisam ser capazes de monitorar os animais regularmente durante o parto e se sentir confortáveis ajudando no processo do parto.
Além disso, é importante não apenas deixar sua equipe de construção projetar seu piquete de parto. Em vez disso, busque informações das pessoas que realmente precisam trabalhar no piquete, como seu veterinário ou gerente de bezerros. Lembre-se que nada supera a experiência que essas pessoas têm na prática e no dia a dia da fazenda.
Não se esqueça dos detalhes
Não importa o quanto planejamos para projetar o piquete maternidade perfeito, sempre haverá alguns detalhes que os produtores esquecem. Alguns desses detalhes incluem iluminação adequada, número de bebedouros e fluxo de tráfego de vacas. Além disso, recomenda-se encontrar uma maneira de ordenhar o animal enquanto ele ainda está no piquete para fazer a coleta oportuna do colostro.
Também se recomenda que os produtores mantenham a sazonalidade do parto em mente e construam currais grandes o suficiente para acomodar grupos de vacas pré-parto durante todo o ano.
Ela também recomenda estratégias de redução de calor durante os meses de verão. Pesquisas mostram que bezerros nascidos de mães com estresse térmico não têm um desempenho tão bom quanto os bezerros nascidos de mães resfriadas. Esse é um fator importante no qual não pensamos e dependendo de quanto tempo os animais são mantidos em uma determinada instalação, a redução do calor pode fazer uma grande diferença.
Esteja você construindo uma instalação totalmente nova ou atualizando a atual, manter o conforto, a limpeza e a acessibilidade da vaca em mente é a melhor maneira de trazer um bezerro recém-nascido ao mundo, ao mesmo tempo que cuida de suas vacas e funcionários.
* Baseado no artigo Facility Focus: Managing Maternity Pens, de Taylor Leach.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: