5 dicas para escrever um protocolo de ordenha eficaz
Postado em: 04/02/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
Estabelecer e ensinar protocolos para tarefas cruciais da fazenda formam a base do treinamento dos funcionários. A rigor, o protocolo é definido como um conjunto de regras ou padrões para orientar a conduta ou formato. No contexto de uma fazenda, os protocolos são definidos como um conjunto de etapas ou procedimentos que orientam ou definem como uma tarefa é realizada.
Os protocolos são úteis porque apresentam os detalhes de uma tarefa específica. Os protocolos permitem que os funcionários da fazenda saibam o que o gerente/proprietário da fazenda e/ou seu supervisor espera deles em relação à tarefa. Os protocolos são úteis para treinar funcionários da fazenda e criar alguma resiliência na operação da fazenda.
Quer a fazenda utilize apenas mão de obra familiar, mão de obra familiar mais não familiar ou apenas mão de obra não familiar, os protocolos podem ser usados para melhorar a comunicação e as expectativas sobre como uma tarefa específica deve ser realizada.
Bons protocolos têm duas características básicas; eles são seguidos por funcionários e produzem o resultado desejado. Infelizmente, apenas colocar algo por escrito não garante que os funcionários sigam as instruções ou, se o fizerem, que os resultados sejam positivos. Às vezes, os protocolos são mal escritos, muito longos ou muito complicados; ou podem usar termos, palavras e expressões que não são compreendidos. Às vezes, os protocolos não levam em consideração o ambiente de trabalho real e não são práticos.
Confira abaixo algumas dicas para escrever protocolos úteis e eficazes.
Inclua a equipe na hora de escrever o protocolo
Os membros da equipe podem incluir profissionais/consultores do setor, bem como funcionários e familiares. Por exemplo, para tarefas relacionadas à saúde, como um protocolo de vacinação ou protocolo de tratamento para uma doença, trabalhe com o veterinário da fazenda. Se o protocolo envolver manutenção de equipamento, trabalhe com o revendedor de equipamento apropriado.
Para facilitar a leitura de um protocolo, inclua fotos, desenhos, tabelas ou gráficos
Adapte o protocolo para a situação da sua fazenda. Se você tiver funcionários que não são totalmente alfabetizados, por exemplo, é muito importante que as informações estejam claras para essas pessoas também.
O conselho comum sobre como escrever protocolos de fazenda é que os protocolos de sucesso são construídos sobre pesquisas sólidas e adaptados à situação de sua fazenda.
=> Aprenda muito mais sobre este tema no curso Gestão da qualidade do leite: uma questão de atitude. Você pode adquirir o curso individualmente ou optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 220!) por um preço único. Clique aqui para saber como assinar.
Faça treinamento dos protocolos escritos
O treinamento deve incluir explicações claras de porque a fazenda deseja que uma tarefa específica seja realizada dessa forma. Os funcionários são mais propensos a seguir um procedimento se entenderem o motivo por trás do procedimento.
Por exemplo, por que o pré-dipping deve ser feito por 30 segundos? Por que são necessários 90 a 120 segundos entre o momento em que o úbere é tocado pela primeira vez até a unidade de ordenha ser instalada? Se o funcionário vê apenas esses requisitos de tempo como regra, a tentação é acelerar o processo e economizar tempo. Entender por que ajuda o funcionário da fazenda a se apropriar do protocolo.
Revise o treinamento periodicamente
Com o tempo, é natural que os funcionários se desviem dos protocolos. Intencionalmente ou não, uma etapa é deixada de fora ou não é seguida completamente. É comum ver os protocolos serem modificados ao longo do tempo pelos funcionários com o objetivo de economizar tempo. Por esse motivo, é necessário ter sessões de atualização regulares e consistentes. Este é um bom lembrete para funcionários experientes e também ajuda os funcionários mais novos. Em alguns casos, a adesão aos protocolos pode estar ligada às expectativas de desempenho no trabalho e/ou bônus.
Revise os protocolos anualmente
Cada protocolo ainda faz sentido? Houve alguma mudança na fazenda ou operação da fazenda que exija que o protocolo seja alterado ou modificado, como um novo equipamento ou maquinário ou reforma de instalações? Alguma coisa mudou em relação a como uma prática de gestão específica é entendida? Os protocolos podem ser atualizados, editados, adicionados ou removidos. Peça feedback aos funcionários sobre os protocolos; pergunte-lhes o que pode ser melhorado.
Os gerentes da fazenda devem adotar protocolos escritos como uma ferramenta para treinar os funcionários da fazenda. O objetivo dos protocolos é garantir consistência no desempenho entre os funcionários e dar aos funcionários mais confiança na execução de seu trabalho.
* Baseado no artigo Five Tips to Writing Effective Milking Protocols, do Farm journal content services.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: