5 fatores importantes para o sucesso da IATF em vacas leiteiras
Postado em: 11/10/2021 | 1 min de leitura
Escrito por:
Boa produção de leite e boa reprodução são dois elementos essenciais para tornar a pecuária leiteira lucrativa. Várias novas tecnologias reprodutivas foram implementadas para melhorar o desempenho reprodutivo de animais leiteiros, sendo a inseminação artificial uma das tecnologias reprodutivas mais importantes.
A IA tornou-se uma das técnicas mais imperativas para o melhoramento genético de animais de criação, visto que, de preferência, o sêmen de touros/machos geneticamente superiores é usado para inseminar artificialmente as fêmeas. Tem sido amplamente utilizado na criação de gado leiteiro e búfalos. A IA é a ferramenta que possui o potencial de difusão econômica e rápida de machos de elite para um grande número de fêmeas em um curto período em uma grande área geográfica.
A melhor estratégia para melhorar a taxa de prenhez e, consequentemente, a rentabilidade da fazenda, é utilizar inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Porém, para que essa técnica realmente melhore as taxas de concepção, alguns fatores são essenciais.
São eles:
1) Aumento da progesterona durante o protocolo;
2) Controle da idade do folículo;
3) Concentração de progesterona da IATF;
4) Aumento da duração do pró-estro (maior expressão de estro);
5) Aumento da progesterona após a IA.
Para ajudar você a entender melhor esses fatores, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso Estratégia hormonal visando melhorar o desempenho reprodutivo. Nesse curso, o médico veterinário especialista em reprodução, José Luiz Morais Vasconcelos, explica de forma sucinta e direta ao ponto esses fatores e apresenta pesquisas científicas já realizadas, com estratégias hormonais, visando aumentar o desempenho reprodutivo.
Confira abaixo um trecho do curso:
O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui para assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: