8 pontos chave para o sucesso do desempenho reprodutivo na fazenda leiteira
Postado em: 09/06/2020 | 4 min de leitura
Escrito por:
As fazendas leiteiras que alcançam altos índices de produção de leite e excelente desempenho reprodutivo possuem algumas características em comum. Confira abaixo 8 pontos chave que todas elas possuem e que você deve buscar ter para alcançar os melhores desempenhos reprodutivos na sua fazenda:
1. Compromisso de manter uma alta taxa de detecção de cio ou taxa de envio ao primeiro serviço
As estratégias para realizar isso variam entre os rebanhos, mas incluem um ou mais dos seguintes sistemas:
- Observação visual de rotina do comportamento estral, o que resulta na detecção precisa e eficiente do estro.
- Uso adequado de auxiliares tradicionais de detecção de cio ou de sistemas eletrônicos para capturar atividades associadas ao estro.
- Implementação de um programa comprovado de sincronização estral ou inseminação programada.
- Se disponível, contratar os serviços de uma organização de inseminação artificial para realizar a detecção de estro e outras tarefas associadas ao manejo reprodutivo.
A chave é uma abordagem sistemática, garantindo que uma alta porcentagem do rebanho seja inseminada entre o período de espera voluntária e 100 dias.2. Reenvio em tempo hábil para vacas de inseminação que não conceberam um serviço anterior
2. Reenvio em tempo hábil de vacas para inseminação que não conceberam no serviço anterior
Mais rebanhos estão adotando programas de ressincronização para reduzir o intervalo entre os serviços. Dados recentes dos EUA mostram que houve uma melhoria na redução do intervalo para o primeiro serviço, mas o desafio é reduzir os intervalos entre os serviços subsequentes. Para conseguir isso, o status da gestação deve ser determinado com precisão e com antecedência suficiente para que as vacas abertas sejam identificadas e re-enviadas para inseminação em tempo hábil.
3. Manutenção de registros precisos e monitorar o desempenho
Os produtores de leite que têm alto desempenho, tanto de produção de leite como nos índices reprodutivos, mantêm registros rigorosos de todas as informações relacionadas aos principais parâmetros de desempenho reprodutivo, usam essas informações regularmente para monitorar o desempenho e rapidamente buscam ajuda na identificação de possíveis problemas.
=> Aprenda mais no curso Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção. Você pode adquirir o curso individualmente ou optar pela assinatura da plataforma EducaPoint, o que dá a você acesso a TODOS os cursos disponíveis - e já são mais de 180! - por um preço único.
=> Aprenda mais no curso Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção. Você pode adquirir o curso individualmente ou optar pela assinatura da plataforma EducaPoint, o que dá a você acesso a TODOS os cursos disponíveis - e já são mais de 180! - por um preço único.
4. Implementação de um programa abrangente de sanidade do rebanho
Os rebanhos com bom desempenho adotaram o programa de vacinação apropriado para novilhas e vacas em sua região geográfica e compreendem a importância da biossegurança. Em conjunto com um bom programa de nutrição, um programa completo de sanidade do rebanho resulta em baixa incidência de problemas reprodutivos e metabólicos periparturientes e pós-parto e boa saúde do úbere. Tais problemas têm um impacto significativo na taxa de concepção.
A implementação de um programa rotineiro de cuidados com os cascos e procedimentos apropriados de manejo de parto está incluída na área geral de sanidade do rebanho.
5. Uso de procedimentos padrão relacionados à técnica de IA
Atingir uma boa taxa de concepção requer atenção aos detalhes associados ao tempo de inseminação, manejo do sêmen e técnica de inseminação. Lembre-se sempre de que você está lidando com uma commodity delicada.
6. Colocação de uma alta prioridade no manejo nutricional e alimentação
As fazendas que alcançam ótimos resultados percebem a importância de fornecer uma ração equilibrada não apenas para o rebanho em lactação, mas também para criar novilhas, vacas secas e o grupo de transição. Esses gerentes ou seus consultores avaliam rotineiramente a condição corporal, monitoram a ingestão de matéria seca em todos os grupos e fazem ajustes rapidamente.
7. Proporcionam um bom ambiente para o rebanho
Os rebanhos de alto desempenho recebem ventilação adequada, tentam melhorar a superfície dos pés para minimizar o escorregamento e incentivar a atividade de monta, permitem a interação frequente entre vacas e implementam estratégias para reduzir o calor, independentemente do tipo de instalação utilizada. A área da maternidade está limpa, seca e não superlotada.
8. Uso de uma abordagem de equipe
Muitos pequenos e grandes rebanhos bem-sucedidos envolvem seu veterinário, nutricionista, consultor de IA e funcionários em discussões relacionadas ao manejo reprodutivo. Como a reprodução é um processo complexo, impactado por todos os aspectos do manejo, todos devem estar cientes da importância econômica de um bom desempenho reprodutivo, atenção aos detalhes, conformidade com os procedimentos e monitoramento do desempenho regularmente. Quando são feitas alterações feitas, todos devem ser informados.
Um dos principais equívocos que existem relacionados à reprodução é: “bom desempenho reprodutivo e alta produção de leite não são compatíveis”. Muitos rebanhos estão gerenciando com sucesso as duas áreas. Dados de fazendas americanas mostram que rebanhos de alta produção alcançam desempenho reprodutivo semelhante a grupos de rebanhos de baixa produção. Porém, é preciso compromisso para implementar e manter uma abordagem sistemática ao manejo reprodutivo, utilizando os conceitos apresentados acima.
* Baseado no texto Keys to Successful Reproductive Performance, de George Heersche, Jr., Ph.D., Universidade de Kentucky.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082