Não subestime a importância da água na dieta das vacas
Postado em: 13/07/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
A água é o nutriente mais barato e vital na dieta de gado leiteiro. No entanto, a limpeza e a disponibilidade são frequentemente negligenciadas. Estudos demonstraram que uma vaca em lactação consome 110 a 190 litros de água por dia, e isso pode dobrar se o animal estiver sofrendo de estresse por calor.
De acordo com Carly Becker, uma educadora de extensão de laticínios da Universidade Estadual da Pensilvânia, o tamanho da vaca, nível de produção, quantidade de matéria seca consumida, temperatura e umidade relativa do ambiente, temperatura da água potável, qualidade e disponibilidade da água, e a quantidade de umidade em sua alimentação influenciará a quantidade de água que a vaca bebe ao longo do dia. Portanto, garantir que todas as vacas tenham um suprimento amplo e limpo de água é uma prática de manejo vital.
Recomendações de espaço
Ao longo do dia, as vacas passam cerca de 10 a 60 minutos bebendo água. No entanto, se o espaço do bebedouro não for grande o suficiente ou a vazão da água for muito lenta, as vacas podem ter que esperar para atender às suas necessidades de água ou podem não conseguir beber durante a visita ao bebedouro. Para garantir que cada vaca tenha o tempo apropriado para beber, é essencial fornecer espaço adequado. As recomendações de espaço para beber incluem:
- 5 a 10 centímetros de espaço perimetral por vaca;
- A altura ideal do tanque de água varia de 60 a 80 centímetros;
- A profundidade da água deve ser de no mínimo 7,6 centímetros;
- Pelo menos 2 locais de fornecimento de água por curral para evitar que as vacas dominantes guardem o bebedouro;
- Forneça espaço suficiente no bebedouro para que 20% das vacas em um grupo possam beber ao mesmo tempo;
- Tanque de água localizado a 15 metros do cocho de alimentação ou em cada cruzamento em um free-stall;
- A água deve estar imediatamente acessível após o retorno da ordenha;
- As novilhas devem ter acesso a um espaço de água de tamanho apropriado para cada 20 animais;
- As mesmas recomendações valem para vacas e novilhas a pasto.
Um fato importante a ser lembrado é que as vacas bebem de 30% a 50% de sua ingestão diária total de água em cerca de 1 hora após a ordenha. Esta época também é um período de pico para a limpeza do equipamento de ordenha; portanto, o fluxo de água que vai para os bebedouros pode diminuir. As taxas de fluxo de água devem ser observadas nestes tempos de uso intenso e alteradas de acordo.
=> Gosta do conteúdo? Confira o programa do curso Gestão da qualidade e quantidade de água na produção leiteira. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Qualidade da água
A qualidade da água é outro fator importante a ser monitorado algumas vezes por ano. Uma amostra de água pode ser coletada em sua fazenda e enviada a um laboratório para avaliação de aspectos químicos e físicos, como minerais, nitrato-nitrogênio, sólidos totais dissolvidos e conteúdo de bactérias.
Os bebedouros devem ser esvaziados e limpos com uma solução fraca de cloro e reabastecidos com água doce pelo menos uma vez por semana para manter o frescor e a qualidade da água. Isso inclui baldes de água para bezerros e novilhas, tigelas e tanques.
* Baseado no artigo Don’t Overlook the Importance of Water in the Diet, de Taylor Leach.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: