Aminoácidos podem ajudar a combater o estresse por calor
Postado em: 02/08/2021 | 2 min de leitura
Escrito por:
Durante o calor do verão, os produtores de leite fazem tudo o que podem para ajudar a manter os animais frescos. Quer seja pelo aumento da velocidade do ar, adicionando mais sombra ou usando sistemas de sprinklers, as práticas de redução do calor ocorrem constantemente à medida que o termômetro sobe.
De acordo com o Dr. Phil Cardoso, professor associado da Universidade de Illinois, cerca de US $ 2,4 bilhões são perdidos anualmente na produção de gado devido aos efeitos do estresse térmico, incluindo cerca de US $ 900 milhões na indústria de laticínios. Essas perdas econômicas na indústria de laticínios são atribuídas principalmente à diminuição da produção de leite, bem como aos efeitos adversos na composição do leite, desempenho reprodutivo e aumento nas taxas de descarte.
À medida que as temperaturas aumentam, uma diminuição no consumo de ração normalmente ocorre em animais que sofrem de estresse por calor. Supõe-se que esse seja o principal fator para a redução da produção de leite, observa Cardoso. No entanto, pesquisas recentes demonstraram que o declínio do consumo de ração é responsável por aproximadamente 35% a 50% da redução na produção de leite. A composição do leite, especificamente a concentração de proteína do leite, também prejudica quando os animais ficam estressados.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Aspectos práticos do resfriamento de vacas de leite. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Aspectos práticos do resfriamento de vacas de leite. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Essas alterações na composição do leite parecem ser devidas a fatores além da diminuição no consumo de ração e são provavelmente causadas pela entrega reduzida de precursores de proteínas às glândulas mamárias e aumento da utilização de aminoácidos para outros processos bioquímicos, como proteína de fase aguda e calor síntese de proteínas de choque.
Para combater isso, é importante fornecer uma dieta balanceada para o conteúdo adequado de aminoácidos, especialmente sob condições estressantes nas quais a ingestão de ração tende a diminuir.
Especificamente, o desempenho melhorado da lactação e as respostas inflamatórias reduzidas foram relatadas quando os aminoácidos mais limitantes para gado leiteiro (metionina e lisina) são fornecidos em sua forma protegida no rúmen.
Embora seja provável que os produtores ainda vejam uma queda na produção de leite durante os meses de verão, fornecer uma ração bem balanceada com concentrações adequadas de aminoácidos pode ser uma ferramenta valiosa em sua caixa de ferramentas de redução de calor.
Converse com seu nutricionista, veterinário e consultor de laticínios sobre como formular a dieta de aminoácidos de suas vacas para melhorar o desempenho durante o verão e depois.
* Baseado no artigo Amino Acids Can Help Combat Heat Stress, de Taylor Leach.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: