Auditorias da sala de ordenha: entenda porque são extremamente importantes
Postado em: 23/09/2021 | 4 min de leitura
Escrito por:
A sala de ordenha é talvez uma das áreas mais utilizadas em uma fazenda de leiteira, mas pode ser negligenciada. No entanto, a sala de ordenha é o “coração” da sua operação. Embora os sistemas de ordenha modernos sejam muito confiáveis, sem o manejo adequado, você pode perder problemas minúsculos, mas cruciais, que podem aumentar rapidamente. Equipamentos de ordenha mal mantidos e operados podem causar ordenha improdutiva ou incompleta, má qualidade do leite e vários problemas de saúde.
Então, como você pode avaliar vacas, equipamentos e pessoas com eficiência para garantir que seu sistema está funcionando bem?
Realize uma auditoria da sala de ordenha para garantir que os protocolos sejam seguidos.
Manejar a sala de ordenha é uma grande responsabilidade, com várias partes móveis que precisam de atenção constante. Portanto, conduzir uma auditoria da sala de ordenha nunca foi tão importante. Quando se trata de protocolos, dois fatores principais vêm à mente - manter o equipamento e trabalhar com as próprias vacas.
É importante certificar-se de que sua sala de ordenha esteja configurada e mantida corretamente. Um bom relacionamento com sua empresa fornecedora de equipamentos é vital. Esse relacionamento pode aliviar parte da manutenção e reduzir a carga de trabalho de sua equipe. Para melhor atender às necessidades de seu rebanho e do equipamento que você está usando, seu fornecedor pode ajudá-lo a fazer e manter as configurações corretas em seus sistemas de vácuo e pulsação. Para determinar o desempenho do seu equipamento, certifique-se de conhecer o seu cronograma de manutenção e faça a verificação regular do seu equipamento. Além disso, não se esqueça das pequenas coisas, como certificar-se de que as mangueiras de leite sejam trocadas regularmente e o óleo da bomba de vácuo seja trocado.
O segundo fator chave são as próprias vacas. As vacas podem nos mostrar muitas coisas diferentes com base em seu comportamento, condição corporal e relatórios de dados de seu software de manejo da sala de ordenha. Ao avaliar vacas, aqui estão as principais perguntas a se fazer:
Quão limpas estão as vacas?
Quão limpas estão as pontas dos tetos?
A rotina de ordenha ou o equipamento está afetando as pontas dos tetos?
É importante ter um veterinário envolvido com seu programa de qualidade do leite, que possa criar protocolos de tratamento e prevenção com base nos patógenos em seu rebanho, avaliar e monitorar as pontuações dos tetos e ajudá-lo a avaliar o desempenho do técnico de ordenha.
Atenda a essas metas para obter o desempenho ideal da sala de ordenha.
Procedimentos de ordenha adequados, atenção aos detalhes e um ambiente limpo são essenciais para minimizar os problemas de saúde e maximizar a produção de leite. A ordenha deve ser realizada por pessoas responsáveis, bem treinadas e que prestam atenção aos detalhes. Embora cada fazenda seja diferente, aqui estão alguns objetivos básicos que você deve avaliar para ter certeza de que todos estão atingindo seus objetivos.
- Tempo de contato pré-dipping: Garanta um mínimo de 30 segundos para permitir um tempo de morte adequado para quaisquer patógenos no teto.
- Cobertura pré-dipping: Certifique-se de que toda a tetina esteja coberta quando aplicada.
- Tempo de preparação: A unidade de ordenha deve ser aplicada 90 segundos após a estimulação. Um rebanho com ordenha 3X precisa de um tempo de preparação levemente mais longo em comparação com um rebanho 2X.
Leite de dois minutos: as metas básicas são 50% do leite deve ser colhido nos primeiros dois minutos. Este é um bom número para avaliar a descida do leite e confirmar se você está recebendo estimulação suficiente.
Cobertura pós-dipping: Semelhante à cobertura pré-dipping, certifique-se de que toda a extremidade do teto esteja coberta antes que a vaca retorne ao estábulo.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Planejando o sistema de ordenha inteligente. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Se quiser aprender mais sobre este tema, acesse o curso Planejando o sistema de ordenha inteligente. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Treine os funcionários da sala de ordenha sobre a conformidade com os protocolos de ordenha
A interação entre vacas e pessoas é talvez a área mais importante. As vacas anseiam por consistência e você deve se esforçar para manter as coisas da mesma forma todos os dias. O desempenho consistente dos ordenhadores ajuda a diminuir o tempo de ordenha e melhora a saúde das vacas. É imperativo treinar continuamente novos funcionários, tanto novos quanto atuais, não apenas em práticas de ordenha adequadas, mas também em bem-estar animal e manejo. É importante que os produtores tenham um treinamento mensal de ordenhador, para atingir a consistência adequada necessária em salas de ordenha de alta demanda.
Reuniões regulares com sua equipe sobre manutenção, mau funcionamento da sala, rotinas de ordenha e desempenho da sala de ordenha ajudam a manter a função da sala em mente e confirma que as diretrizes estão sendo seguidas. Em última análise, você precisa obter uma rotina que funcione para sua fazenda. Use os procedimentos e metas acima para ajudar a criar a rotina adequada.
Manejar a sala de ordenha é uma responsabilidade enorme, com várias partes móveis que precisam de atenção e avaliação constantes. Uma auditoria da sala de ordenha pode ajudar a avaliar os principais fatores para vacas, equipamentos e pessoas. Ter todos os três sob controle permite que você se concentre em uma área que pode precisar de mais trabalho. O treinamento regular do ordenhador, trabalhar com o revendedor de equipamentos e o veterinário, irá ajudá-lo a atingir suas metas e manter o coração da fazenda leiteira funcionando bem.
* Baseado no artigo Don’t Take Your Milking Parlor for Granted: Why Parlor Audits are Extremely Important, de Preston Morris.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: