Conheça as características da cama de compost como adubo orgânico!

Postado em: 14/07/2022 | 3 min de leitura Escrito por:
Um dos fatores determinantes nos custos de produção nas propriedades rurais está relacionado à adubação das lavouras. A substituição de fertilizantes minerais por adubos orgânicos pode ser uma alternativa para reduzir esses custos. O uso e aproveitamento de resíduos orgânicos na agricultura pode contribuir significativamente para a produtividade, relação custo/benefício e qualidade agrícola. Há uma variedade de resíduos orgânicos que podem ser utilizados na agricultura, por exemplo, esterco de vaca, esterco de galinha, esterco de porco, adubos verdes, entre outros. 
 
O Brasil é caracterizado predominantemente por pequenas propriedades, onde os produtores têm suas atividades baseadas na produção de leite. Um sistema de produção que vem se popularizando no País é o compost barn, sistema cujo principal diferencial está na cama dos animais. A cama do compost barn contém nitrogênio derivado da urina e os resíduos das vacas alojadas. Além disso, a cama contém fontes de carbono a partir de serragem, cavacos de madeira, palha de milho picada, entre outros. 
 
Quando o compost barn é manejado adequadamente, há a ocorrência de mistura de dejetos animais e urina no material da cama. Com o aumento da temperatura do leito e a redução da umidade, o processo de compostagem promove uma atividade microbiana ativa, formando um composto maturado que pode ser utilizado como adubo orgânico. Esta pode ser uma alternativa para redução de custos de produção.
 
Os nutrientes requeridos pelos microrganismos presentes na compostagem do sistema de compost barn são carbono, nitrogênio, fósforo e potássio. Da mesma forma, os nutrientes que são requeridos pelas plantas são nitrogênio, fósforo e potássio, tornando este material bastante interessante para ser utilizado como adubo orgânico.
 
Um bom exemplo do uso da cama de compost barn como adubo é nas culturas de milho, que são as mais utilizadas para a produção de silagem devido à sua elevada produtividade e alto valor nutritivo. Na cultura de milho, os nutrientes absorvidos em maior quantidade são nitrogênio, fósforo e potássio, além de outros macronutrientes, como cálcio, magnésio e enxofre e micronutrientes, como cobre, boro e zinco.
 
Uma pesquisa publicada na revista Cultivando o Saber mostrou que aplicação   de   adubação   orgânica oriunda   da   cama   de compost barn contribuiu  para  o  desenvolvimento em  diâmetro  de colmo e número de folhas do cultivo do milho, mas foi indiferente para a produtividade para as variáveis altura de plantas, massa fresca e massa seca do milho silagem. Além disso, a utilização do compost barn melhorou as qualidades químicas do solo.
 
Já o trabalho de Mota et al. (2020) mostrou que o uso de cama de compost barn no cultivo de milho levou à maior produção de matéria seca da parte aérea quando comparados aos tratamentos que não utilizaram o composto. 
 
O material de cama de compost barn pode ser aplicado diretamente no solo, sendo adequado no plantio de milho para silagem. Não há necessidade de maturação do composto. A utilização de material de cama como adubo orgânico é recomendada como alternativa sustentável no reaproveitamento e tratamento de resíduos da produção de leite.
 
O uso e aproveitamento desses resíduos orgânicos representam uma forma equilibrada de fornecer propriedades nutricionais e minerais às plantas. Assim, com a crescente preocupação com os impactos ambientais gerados pelos resíduos orgânicos oriundos da criação de gado, o processo de compostagem e a reciclagem desses resíduos têm sido estimuladas. Grande parte do esterco da cama do gado leiteiro dos sistemas de compost barn poderia suprir uma grande demanda por fertilizantes. Além disso, com o crescimento contínuo desses resíduos em pequenas propriedades rurais, seu uso de forma racional e sustentável diminui seu potencial poluidor e se torna economicamente viável. 
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fonte:
MOTA, V.C., ANDRADE, E.T., LEITE, D.F. Uso de cama de confinamento Compost barn na adubação da cultura do milho para silagem. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente - RAMA, Maringá, v. 13 n. 4 (2020): out./dez.

TOMAZI, C.V., GAI, V.F.  Produtividade de milho para silagem com utilização do Compost Barn. Cultivando o Saber,  v. 15 (2022).
 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP