Por que a composição do rebanho leiteiro é importante?
Postado em: 11/05/2021 | 2 min de leitura
Escrito por:
Diversos fatores influenciam o sucesso da atividade leiteira, como nutrição, reprodução, bem-estar animal e sanidade. Porém, há um fator que também é muito importante para o bom andamento de uma propriedade leiteira, mas que ainda passa despercebido por muitos produtores de leite: a composição e a estrutura do rebanho. Um rebanho leiteiro precisa ter mais animais produtivos e poucos animais que não produzem leite.
Mas por que a composição do rebanho leiteiro é importante?
Porque a composição do rebanho tem influência sobre:
- Número de animais em produção;
- Produção total de leite da propriedade;
- Resultado financeiro do sistema produtivo.
Quando falamos da composição do rebanho leiteiro, falamos da quantidade de animais por categoria (bezerras, novilhas, vacas em lactação, vacas secas, machos). Porém, são as vacas em lactação que geram, ou deveriam gerar, a maior parte das receitas de uma propriedade leiteira. Assim, se o total de vacas em lactação em relação ao número de vacas totais do rebanho ou em relação ao número total de animais for muito baixo, a produção de leite e, consequentemente, os ganhos, serão insatisfatórios.
Apesar de isso parecer bastante óbvio, muitas propriedades leiteiras do Brasil possuem um excesso de animais improdutivos. Isso acaba contribuindo para a inviabilidade do sistema produtivo. Isso porque esses animais improdutivos, além de não produzirem leite, geram custos de manutenção no rebanho.
É claro que não podemos deixar as outras categorias de animais de lado e focar apenas nas vacas em lactação. Um ótimo manejo das bezerras, novilhas e vacas secas é fundamental para que essas fêmeas, no futuro, gerem bons resultados, tanto produtivos quanto reprodutivos.
A questão aqui é sobre quantidade de animais por categoria animal no rebanho, assim a meta é que as vacas em lactação sejam a maioria, e não, a minoria do rebanho.
Para ajudar você a ter a composição ideal do rebanho, o EducaPoint acaba de lançar o curso Composição ideal do rebanho leiteiro. Nesse curso, a zootecnista, Raiane Real Martinelli, explica tudo o que você precisa saber sobre a composição ideal de um rebanho leiteiro.
A baixa porcentagem de vacas em lactação pode indicar ineficiência do sistema produtivo. Por isso, comece agora mesmo a aprender como ter a composição ideal do rebanho leiteiro para melhorar seus resultados!
O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: