Qual a quantidade ideal de concentrado para maximizar a lucratividade com a venda do leite?
Postado em: 21/07/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
O principal desafio de um sistema de produção leiteira a pasto é otimizar o consumo de forragem de alta qualidade para sustentar produções mais elevadas de leite. Porém, alguns fatores limitam a produção nesse sistema. Existe uma variação sazonal na disponibilidade e valor nutritivo das pastagens, o que resulta na necessidade de fornecer suplementação alimentar concentrada às vacas.
Os concentrados são o maior custo da atividade leiteira, independentemente do sistema de produção no Brasil. Dessa forma, é de extrema importância que seja feita uma formulação adequada da dieta e um adequado manejo financeiro e nutricional para que essa ferramenta forneça ao produtor o retorno financeiro esperado.
Para que isso seja feito, é preciso entender bem sobre as condições forrageiras da sua fazenda para, com isso, saber exatamente como deve ser a suplementação específica para sua situação.
Qual é a quantidade ideal de concentrados suplementar fornecidos para se obter a resposta mais lucrativa da produção de leite?
Para responder a essa pergunta, é preciso levar em consideração uma série de fatores:
- Resposta esperada da produção de leite à suplementação (kg de leite/kg de concentrado);
- Preço do leite e preço do concentrado suplementar (relação leite:custo da alimentação animal, L:C);
- Taxa de substituição da pastagem por concentrado;
- Produção de componentes do leite (gordura e proteína);
- Efeitos a longo prazo sobre a condição corporal, a saúde do rebanho e o desempenho reprodutivo.
=> Gosta do conteúdo? Faz parte do curso Retorno econômico do uso de concentrados para vacas leiteiras em pastagem. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
=> Gosta do conteúdo? Faz parte do curso Retorno econômico do uso de concentrados para vacas leiteiras em pastagem. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 240!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
No gráfico abaixo, é possível observar que, à medida que se fornece mais concentrado para a vaca, o custo de produção aumenta de forma linear e proporcional. Entretanto, a rentabilidade com a venda do leite em função da suplementação com concentrado observa-se o efeito quadrático. Há um ponto na curva onde a margem é máxima. Posterior a esse ponto, a margem cai.
Assim, o objetivo é identificar esse ponto de margem máxima, ou seja, qual a quantidade ideal de concentrado que permite a maior lucratividade com a venda do leite. Nesse sentido, chegou-se à seguinte equação:
Ou seja, com a quantidade de 6,59 kg/dia, com as condições de preço desse quadro, será alcançada a lucratividade máxima do sistema.
Isso fica evidente quando os dados são apresentados na forma de tabela:
Considerando o consumo de pasto de 12 kg de matéria seca por dia custado R$ 9,60, sendo a esse consumo somado o valor do fornecimento de concentrado que variou de uma situação em que os animais não recebiam concentrado até uma situação em que recebiam 10 kg de concentrado por dia e com o concentrado com o preço de R$ 1,20, nota-se que a quantidade de concentrado que deu a lucratividade máxima foi de 6 a 7 quilos por dia, coincidindo com o valor encontrado na equação anterior. É nesse ponto em que se alcançará a maior margem com a venda do leite.
O uso da suplementação com concentrados em sistemas baseados em pastagens tem que ser avaliado com base no:
- Atendimento das exigências nutricionais da vaca, focando na melhor utilização dos alimentos;
- Atendimento das exigências nutricionais da vaca, focando na melhor utilização dos alimentos;
- Aumento da produção das vacas;
- Aumento na margem por animal/dia (maior relação entre receita e custo de alimentação);
- Possibilidade de aumento da produtividade de leite por unidade de área.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: