Como dimensionar e manejar corretamente o corredor de alimentação no sistema Compost Barn?
Postado em: 12/02/2020 | 3 min de leitura
Escrito por:
O compost barn é um sistema de instalação que consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas, revestido com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem e a compostagem do material da cama.
Para que o sistema dê os melhores resultados, muitos fatores são necessários, desde seu planejamento, até seu dimensionamento, manejo, etc. Um dos pontos importantes em um sistema Compost Barn é a questão da alimentação das vacas. Qual a melhor forma de dimensionar e manejar os corredores de alimentação?
O corredor de alimentação no sistema Compost Barn normalmente é situado na lateral das instalações. Para que a instalação não fique muito comprida, é recomendado que, para até 150 animais, o corredor de alimentação seja lateral. Para mais de 150 animais, deve-se utilizar o corredor de alimentação no centro da instalação, dividindo em duas áreas de camas.
Em algumas instalações, tem-se adotado o corredor de alimentação externo. Nesses casos, normalmente o produtor já tem um corredor de alimentação e decide construir uma instalação somente com a área de cama.
A largura mínima necessária para o corredor de alimentação é de 4 metros. Isso facilita a passagem dos animais quando houver outros animais se alimentando.
Em alguns casos, quando o piso do corredor de alimentação for de concreto, pode-se utilizar sistemas de resfriamento das vacas, como aspersores.
Há também a possibilidade de se ter um galpão com 100% de área de cama, sem corredor de alimentação. Esses casos mostram maior facilidade no manejo dos dejetos, já que elimina a necessidade de raspagem e de um local para armazenamento dos dejetos. Porém, como desvantagem, nesse tipo de instalação há maior dificuldade em se alocar os bebedouros e também uma maior dificuldade em se manejar a cama, principalmente nos locais próximos aos corredores de alimentação.
É muito importante cuidar da qualidade do piso utilizado no corredor de alimentação. Pisos de má qualidade podem apresentar fissuras e buracos, podendo ocorrer um desgaste excessivo dos cascos dos animais.
No piso de concreto, devem ser feitos frisos no sentido longitudinal da instalação ao longo de todo o cumprimento da mesma, facilitando, assim, a limpeza dos dejetos. O dimensionamento entre um friso e outro deve ser de 5 a 8 centímetros, com sua profundidade sendo de até 1,5 centímetros.
É essencial que se faça a limpeza do corredor de alimentação. Mesmo com os frisos sendo feitos corretamente, sem a limpeza, podem ocorrer escorregões dos animais. A limpeza do piso pode ser feita de forma manual, com o uso de máquinas, de um sistema hidráulico ou utilizando água (sistema flushing). O produtor deve avaliar qual desses sistemas é mais adequado economicamente e em termos de resultados esperados.
Para ajudar você que está planejando instalar esse sistema em sua fazenda, o EducaPoint acaba de lançar o curso Projetos de construção para sistema de Compost Barn. Nesse curso, o professor do Departamento de Engenharia, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Flávio Damasceno, orienta sobre como fazer o planejamento das instalações de um sistema de confinamento Compost Barn, falando com detalhes de todos os pontos mais importantes para a instalação desse sistema.
Confira abaixo o convite feito por ele:
Se você planeja trabalhar com o sistema Compost Barn - ou até mesmo se já trabalha -, esse curso é para você! Não espere mais! Comece agora mesmo a planejar e executar esse importante projeto na sua fazenda!
Não se esqueça que você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje são cerca de 180 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082