Como usar a cultura microbiológica para terapia seletiva de vacas secas
Uma das aplicações da cultura microbiológica na fazenda é para terapia seletiva para vacas secas.
O que é isso?
Hoje, em alguns países, é obrigatório que se faça cultivo por quarto mamário das vacas antes que essas sejam secas. Isso porque não deveríamos aplicar antibióticos em quartos sadios. Se não existe a infecção mamária, não existe justificativa para que se aplique o antibiótico intramamário. Como isso já é lei em muitos países, essa técnica vem sendo difundida em grande escala.
Como funciona essa técnica?
Um dia antes da vaca ser seca, é coletada uma amostra por quarto mamário da vaca e essas amostras são incubadas. No dia seguinte, quando a vaca será seca, é feita a leitura dessa incubação e somente é aplicado antibiótico intramamário nos quartos que apresentarem isolamento positivo na cultura realizada.
Porém, o selante é aplicado em todos os quartos, tanto nos que apresentaram isolamento positivo quanto nos que apresentaram isolamento negativo.
Vantagens dessa técnica:
- Reduzir a utilização de antibiótico intramamário no momento da secagem (benefício econômico).
- Reduzir o uso de antimicrobianos na fazenda e, consequentemente, o risco de contaminação do leite por antibióticos.
Um caso frequente de contaminação do leite por antibiótico é o caso de vacas que foram secas e adiantaram o parto. Nesse caso, o antibiótico de secagem apresenta um período de carência superior ao período em que as vacas ficaram secas.
Quando a terapia seletiva de secagem é feita na fazenda, como a utilização de antimicrobianos para o período seco é reduzida, reduz-se também o risco de contaminação do leite por antibióticos após o parto da vaca e sua inclusão no tanque.
Esse é um dos temas abordados em detalhes no EducaPoint, em um curso online ministrado pelo Dr. Marcos Veiga (professor da USP e Coordenador do laboratório QUALILEITE) e o MSc. Eduardo Pinheiro (Consultor especialista em qualidade do leite e controle de mastite).
Assista abaixo a videoaula sobre aplicação da técnica da cultura microbiológica para terapia seletiva de vacas secas:
Essa aula faz parte do curso Cultura microbiológica na fazenda: como usá-la para o controle de mastite, do EducaPoint, onde eles explicam tudo sobre essa ferramenta, desde os procedimentos que a fazenda deve seguir para realizar o procedimento da forma correta e obter resultados seguros, os materiais necessários para coleta e inoculação da amostra, como realizar a leitura das placas e interpretar os resultados, bem como os cuidados que devem ser tomados para se evitar os erros mais comumente encontrados.
Mais informações
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082