Deficiência de sódio em gado leiteiro
Postado em: 14/05/2021 | 3 min de leitura
Escrito por:
O sódio é um elemento essencial para os animais. As vacas leiteiras rotineiramente expelem sódio do corpo na urina, fezes, saliva e leite, e esse elemento precisa ser reposto. O sódio é essencial para manter o equilíbrio hídrico do animal e para a função nervosa e muscular.
Embora as plantas não precisem de sódio, espécies comuns de pastagens, como o trevo branco e o azevém, retiram o sódio do solo e o transportam para as folhas. Outras espécies, como paspalum e milho não absorvem o sódio em suas folhas. Assim, a deficiência de sódio é mais provável em animais que pastam em pastagens de baixa qualidade.
O sódio é perdido do solo por lixiviação (30-80 kg Na/ha/ano), enquanto quantidades significativas de sódio estão presentes nas chuvas. As áreas próximas à costa receberão mais sódio na chuva e as áreas mais no interior, menos.
Diagnosticando a deficiência de sódio
Amostras de pasto são o meio mais fácil e confiável de diagnosticar a deficiência de sódio.
• Esteja ciente de que as concentrações de sódio podem variar ao longo do ano, e duas ou mais amostras devem ser coletadas durante o período de lactação para confirmar o status de sódio da pastagem.
• É necessário cuidado para evitar contaminar a amostra com suor das mãos rico em sódio.
Os testes de solo não são um meio preciso para diagnosticar a deficiência de sódio. Mas, como guia, se os níveis de sódio do Teste Rápido estiverem acima de 5, a deficiência é improvável e, se os níveis estiverem abaixo de 5, use o teste da pastagem para confirmar qualquer deficiência.
A amostragem de saliva (a relação Na: K na saliva) também pode ser útil, mas deve ser realizada por um veterinário com o equipamento correto. Em um estudo na Nova Zelândia, as respostas de sal foram obtidas onde a razão Na: K era em média 6,7. Mas é necessário uma maior adequação à produção de leite.
⇒ Se quiser aprender mais sobre o tema, acesso o conteúdo completo do curso Correção e adubação do solo de pastagem. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
⇒ Se quiser aprender mais sobre o tema, acesso o conteúdo completo do curso Correção e adubação do solo de pastagem. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Métodos de suplementação com sódio
O método mais comum de suplementação de sódio é com sal (NaCl), que contém 40% de sódio. Para manutenção, tratamentos com cochos de água ou blocos são satisfatórios.
O drenching é considerado o método mais eficaz de suplementação. O regime de dosagem deve ter como objetivo fornecer a necessidade diária de sódio, ignorando qualquer contribuição da pastagem
• Uma vaca produzindo 20 litros de leite/dia necessitará de 15 g Na/dia
• Uma vaca produzindo 30 litros de leite/dia necessitará de 21 g Na/dia
• Isso se compara com a necessidade de manter o peso vivo de 3g Na/dia
• Não é recomendado misturar e drench sal
O sal aplicado como fertilizante na pastagem é outra forma eficaz de aumentar o status de sódio da pastagem de plantas de pastagem como azevém/trevo, mas não é eficaz em plantas de pastagem como alfafa e paspalum.
• O sal precisaria ser aplicado anualmente para manter o status de sódio da pastagem.
• Uma taxa de manutenção efetiva é de 40 kg Na (100 kg de sal)/ha/ano.
O trabalho atual indicou que polvilhar as pastagens com sal ou uma mistura de sal/MgO é uma forma bem-sucedida de suplementar o sal aos animais e que, em condições ideais, ou seja, chuvas mínimas, o efeito ainda é aparente após cinco dias.
• A uma taxa de aplicação de 90 g de sal/vaca/dia, uma vaca sendo alimentada com 12 kg de MS/dia (manutenção +) estaria efetivamente consumindo mais 14 g de Na/dia e uma vaca sendo alimentada com 20 kg de MS/dia (lactação vaca) consumiriam mais 24 g de Na/dia.
• A ingestão direta de sal misturado à ração também é um método satisfatório de suplementação.
O tratamento da água e os blocos são outros métodos de suplementação, mas são menos eficazes, pois a ingestão dos animais varia dentro do rebanho.
A silagem de milho tem baixo teor de sódio (0,01%), então o sal deve ser adicionado se uma quantidade significativa de milho estiver sendo fornecida.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Fonte consultada:
3-2 Sodium deficiency in dairy cattle (https://www.dairynz.co.nz/media/253851/3-2_Sodium_deficiency.pdf)
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: