Escore de condição corporal: aplicação prática

Postado em: 02/05/2024 | 3 min de leitura Escrito por: Fernanda Antunes

O que é o escore de condição corporal (ECC)?

O escore de condição corporal (ECC) é um valor ou nota atribuído à deposição de gordura na vaca. Essa pontuação sofre variações de acordo com o ciclo da lactação.

Sabemos que no pós-parto há um aumento gradativo na produção de leite, que chegará no seu pico em torno de 45 a 60 dias de lactação. Conforme a vaca avança em dias de lactação, a produção vai reduzindo até chegar no momento da secagem, cerca de 60 dias antes do próximo parto. Mas porque entender as principais fases de uma vaca lactação?

Devido a todas essas variações no ciclo de lactação da vaca, há também uma mudança de exigência nutricional e uma oscilação na reserva corporal do animal. Assim, o escore de condição corporal torna-se uma ferramenta simples e viável para identificação da reserva corporal e, a partir disso, manter ou alterar os planos nutricionais para determinado lote.

A vaca inicia a lactação com um escore menor, consequência do pós-parto e, ao longo da lactação, vai ganhando escore de condição corporal.

Avaliar o escore de condição corporal torna-se ainda mais importante no período de transição da vaca leiteira, com o objetivo de entender a magnitude de quanto se está perdendo ou ganhando de ECC. Problemas como cetose, hipocalcemia e sérias consequências na reprodução podem acontecer quando o escore não é o ideal para vacas pós-parto.

O escore de condição corporal é uma ferramenta subjetiva a partir da observação de forma visual para entender se animal está dentro da condição adequada para determinada fase de vida dele. A nota pode variar de 1 a 5, sendo 1 para uma vaca extremamente magra e 5 para um animal extremamente gordo.

Imagem 1. Representação do ECC. 


 
  
Como fazer a avalição de escore na prática?

Para fazer a avaliação de escore, é necessário observar e até mesmo fazer a palpação em alguns pontos na vaca.

Um dos primeiros pontos a serem observados é a angulosidade entre o íleo e ísquio. Quando essa angulosidade se apresenta em um formato semelhante à letra “L”, ou seja, uma angulosidade mais proeminente, assume-se que a vaca está com escore abaixo de 3,0.

Já quando para uma angulosidade menos intensa, semelhante à letra “C”, assume-se que a vaca está com escore acima de 3,0.

Os demais pontos (imagem 2) devem ser avaliados isoladamente, atribuindo um decréscimo ou não de 0,25. Conforme a imagem abaixo, é possível analisar as áreas a serem avaliadas na vaca, assim como a pontuação para cada condição.

Imagem 2. Sistema de índice de condição corporal segundo Edmonson et al, (1989).



 
Quais são os valores de referência para cada fase da vaca?

O valor de referência sofre variações de acordo com o ciclo produtivo da vaca. A tabela abaixo mostra os escores ideias para cada fase do animal, com destaque para a fase de secagem e do parto.
 

 Tabela 1. Escore de condição corporal ideal para cada fase.

Fonte: Escore de condição corporal: aplicação em vacas leiteiras. Guilherme F. M. Leão, EducaPoint.

 
Além do escore ideal, existe uma variação permitida, mas quanto menor essa variação, menor o risco de problemas no período de transição e menores as chances de possíveis problemas metabólicos e reprodutivos.

No início da lactação, é natural que a vaca entre no balanço energético negativo, porém a perda de escore deve ser no máximo de 0,5 na pontuação. Deve-se evitar ao máximo que a vaca perca 1,0 no escore. Já entrei o meio e o fim da lactação, é normal que a vaca ganhe escore, mas de forma controlada, para que não chegue na secagem com um escore excessivo.

Afinal, ao que se atentar?

Como já salientado, o escore é uma nota subjetiva, a graduação do olho para visualização e detecção do escore acontece na prática. O ideal é que as mesmas pessoas sejam responsáveis por essa avaliação, pois pode existir diferenças na interpretação.

A avaliação do escore deve ser realizada sempre e em todas as fases produtivas da vaca, mas principalmente período de transição. A avaliação auxilia no direcionamento para ajustes no manejo nutricional e nas técnicas de agrupamento de vacas em diferentes lotes. É uma ferramenta simples que não envolve aquisição de equipamentos, podendo ser realizada por qualquer pessoa desde que bem treinada.
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP