Como utilizar o escore de fezes para verificar a eficiência da dieta?
Postado em: 29/12/2020 | 1 min de leitura
Escrito por:
A alimentação das vacas é responsável pelos maiores custos de produção de qualquer fazenda leiteira. Sendo assim, é de extrema importância que o manejo nutricional seja correto, para que os custos sejam reduzidos e a fazenda obtenha maiores retornos.
No entanto, devemos ter em mente que um manejo nutricional adequado diz respeito não somente ao correto balanceamento da dieta das vacas. É preciso saber quanto disso está efetivamente se convertendo em produção de leite, reprodução e imunidade dos animais.
Dessa forma, além de trabalhar no computador e fazer a melhor formulação possível, é necessário monitorar a dieta e adaptá-la sempre que necessário. Essa é uma prática baseada em experiência que vai sendo adquirida de rebanho em rebanho.
Uma forma muito simples e bastante utilizada como um primeiro indicador para averiguar se está sendo fornecido o mínimo de fibra e o tamanho adequado e mantendo o nível máximo de inclusão de amido baseado naquela fonte que está sendo utilizada na fazenda é o escore de fezes.
Confira no vídeo abaixo o médico veterinário, Thomer Durman, explicando sobre essa questão:
Esse vídeo faz parte do novo curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint, Avaliando a eficiência de dietas de vacas leiteiras. Neste curso, o médico veterinário, Thomer Durman, explica de forma sucinta e direta como avaliar a eficiência da dieta de vacas leiteiras.
O curso é exclusivo para assinantes da plataforma. Clique aqui e saiba como assinar.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: