Importância de fornecer água para os bezerros
Postado em: 01/04/2021 | 4 min de leitura
Escrito por:
A água como nutriente para bezerros vem em mais de uma forma. Que proporção de leite é água? Você está certo se lembrou que o leite é cerca de 87% de água. Mesmo os alimentos starter geralmente têm 10% de umidade. Assim, os bezerros ingerem água não apenas de seu balde, mas também de tudo o que bebem ou comem todos os dias.
Mas, para onde vai a água dentro do bezerro?
Tudo o que o bezerro come e bebe deve ir para o esôfago (não para sua traqueia). No entanto, nem tudo que entra na parte superior do esôfago termina no mesmo lugar na extremidade inferior.
Lembre-se de que, em resposta ao paladar, ao cheiro e a outros padrões de comportamento associados às rotinas de alimentação com leite, o bezerro tem uma resposta reflexiva. Esta resposta muscular em sua área reticular ruminal forma o que chamamos de "sulco esofágico". Assim, por meio dessa estrutura muscular do lado do rúmen, a maior parte do leite é desviada do rúmen diretamente para o quarto compartimento do estômago que chamamos de abomaso - aquele que se parece muito com o do porco e do homem.
Em contraste, tanto a água pura quanto a ração seca vão diretamente para o rúmen. Lá, a água e os alimentos secos se misturam e estão sujeitos à ação bacteriana orgânica (fermentação).
As taxas lucrativas de desenvolvimento ruminal dependem da água
A fermentação de carboidratos (principalmente de grãos) no rúmen libera um composto, o butirato, que estimula o crescimento de papilas na parede ruminal. Os ingredientes para a fermentação ruminal favorável incluem: (1) alimento para bactérias - às vezes chamado de substrato - muitos carboidratos e proteínas que vêm principalmente de grãos de rúmen, (2) bactérias e (3) água. [A microbiota ruminal na verdade inclui bactérias, protozoários, leveduras, fungos e vírus.] Todo o processo deve ter bastante água para uma fermentação ideal. Aproximadamente, em peso, 4 vezes mais água do que ração seca é uma diretriz prática.
Onde as papilas se encaixam na lucratividade? Idealmente, queremos fazer a transição de nossos bezerros de leite para alimentos sólidos para reduzir os custos de alimentação e mão-de-obra. No entanto, o bezerro só pode absorver nutrientes de seu rúmen em proporção à área de superfície do revestimento ruminal. Essa área de superfície depende muito do crescimento dessas papilas - papilas cada vez mais longas significam muito mais área de superfície.
Para resumir, a lucratividade da criação de bezerros depende muito da transição eficaz dos bezerros de uma ração à base de leite para alimentos secos (concentrados e forrageiras). Para manter uma boa saúde e um crescimento consistente nesta transição, os bezerros precisam ter maturidade ruminal suficiente para criar e absorver a energia e as proteínas necessárias. A água é necessária e impulsiona a maturação eficiente do rúmen.
Em um experimento recente no Reino Unido, a ingestão de grãos e as taxas de crescimento foram comparadas entre bezerros com água à vontade ou sem água durante o desmame. Para ambos os bezerros alimentados com leite em taxas padrão ou aceleradas, o consumo de grãos starter para bezerros foi cerca de 2,5 vezes maior com água em comparação com bezerros sem água de livre escolha. Os bezerros que comem mais grãos crescem mais rapidamente - é simples, mais água, mais crescimento antes do desmame.
=> Se quiser aprender mais sobre o tema? Acesse o conteúdo completo do curso Princípios do aleitamento de bezerras. O curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (mais de 230!) por um preço único. Clique aqui para assinar.
Dicas para promover a ingestão de água
- Os bezerros não podem beber água que não esteja na frente deles! Faça do fornecimento da água parte da rotina diária de bezerros alojados individualmente. No alojamento coletivo, faça a verificação diária dos bebedouros parte da rotina.
- Os bezerros não podem beber gelo! Em situações de congelamento, ofereça água à temperatura corporal enquanto os bezerros ainda estão de pé após a alimentação com leite.
- Os bezerros preferem beber água limpa. Nos alojamentos coletivos, a drenagem e limpeza frequentes dos bebedouros estimulam a ingestão de água. Se a água for oferecida em um balde separado em cada curral, é uma prática recomendada de manejo despejar e repor a água pelo menos duas vezes por semana - com mais frequência em climas quentes. A colocação do balde de água também pode ajudar. Quando possível, coloque os baldes de água e grãos o mais afastados possível em baias individuais - você acaba com menos água nos baldes de grãos e menos grãos nos baldes de água.
- Os bezerros mais jovens preferem beber água mais perto da temperatura corporal (39,4°C).
* Baseado no artigo Feeding Water to Calves.
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Acesse os conteúdos relacionados a esse post: